Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » A FUNCERN participa de reunião com o prefeito de Currais Novos/RN, para tratativas sobre o CT Mineral.

A FUNCERN participa de reunião com o prefeito de Currais Novos/RN, para tratativas sobre o CT Mineral.

Publicado em: 04/03/2020 19:34

WhatsApp Image 2020-03-04 at 15.09.11Na última segunda-feira (2), a Funcern, representada pelos professores Belchior Rocha, Mariz Fernandes, Erivan Sales e pelo diretor do CT Mineral do RN, João Batista Monteiro, esteve presente em uma reunião com a presença do prefeito de Currais Novos (RN), Odon Junior, para apresentar o histórico e o edital de credenciamento do Centro de Tecnologia Mineral do RN ao Polo de Inovação Embrap II e a definição do projeto de Certificação de Gemas e Lapidação para ser implantado em Currais Novos.
Na ocasião estiveram presentes, também, o atual reitor do IFRN, professor Wyllys Farkat, e o reitor eleito para a gestão 2020-2024 do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo. Com planos de expandir o CT Mineral, o IFRN pretende investir em novos e modernos equipamentos com a intenção de aumentar a prestação de serviços e projetos. Para isso serão criados novos laboratórios de gemologia, lapidação e de artesanato mineral, por meio de uma emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, que destinou 875 mil reais em recursos para a criação da Certificação de Gemas e Lapidação. O valor é parte de uma emenda parlamentar destinada ao IFRN, com recursos para os diversos campi do Instituto.
Para a nova gestão do IFRN, o futuro reitor, professor José Arnóbio, dará continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na atual gestão: “O CT Mineral do RN é uma possibilidade de fortalecer o Seridó, uma região carente do estado, além de fomentar o desenvolvimento local através da mineração e da lapidação de pedras preciosas. Nossa gestão dará o suporte necessário para que essa ação continue dando resultados para a sociedade e para o Instituto como um todo”, destacou.

Sobre o CT Mineral do RN

Inaugurado em 2019, na cidade de Currais Novos (RN), o CT Mineral do IFRN conta com uma área de, aproximadamente, 800 m², que abriga dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão e um Museu Virtual de Minérios.
O projeto do Centro é uma iniciativa conjunta do IFRN, da UFERSA, UFRN e UERN, através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos. Também conta com a parceria da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e da Fundação Gorceix, da Universidade Federal de Ouro Preto.