Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » FUNCERN apóia estudante potiguar que será Jovem Embaixadora nos EUA

FUNCERN apóia estudante potiguar que será Jovem Embaixadora nos EUA

Publicado em: 29/04/2010 15:17

Após uma seleção com cerca de quatro mil inscritos, a estudante Bruna Dantas Lobato, 18, que cursa o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), entrou para o grupo dos 35 Jovens Embaixadores do Brasil nos Estados Unidos.

Os alunos passarão três semanas em terras norte-americanas, em janeiro, estudando, conhecendo a cultura do país e relatando as experiências do dia a dia brasileiro. O grupo foi selecionado criteriosamente por meio de provas, visitas e entrevistas, no segundo semestre de 2009. O resultado final foi divulgado em outubro.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos EUA, em parceria com órgãos públicos e privados de ambos os países. O objetivo é beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades (liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa). Para concorrer, é necessário cursar o ensino médio em escola púbica, ter entre 16 e 18 anos, estar inserido em algum trabalho voluntário e falar inglês fluentemente.

Os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, os estudantes irão para um estado norte-americano para conviver com uma família que os hospeda voluntariamente. Eles também irão freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”), onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e o trabalho voluntário em que são engajados.

Apoio da FUNCERN

Bruna é estudante do Curso Técnico Integrado de Controle Ambiental do IFRN, foi a única potiguar selecionada nessa edição do programa Jovens Embaixadores e receberá apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), por meio de uma ajuda de custo para despesas extras, não cobertas pela bolsa do prêmio.

Como incentivadora das ações de pesquisa e extensão do IFRN, a Fundação auxiliará nos gastos antes da viagem, com cartório, passaporte, exames médicos e vacinas, além de custos com roupas de frio, mochilas, excesso de bagagem e até a aquisição de uma máquina fotográfica, necessária para o registro obrigatório da viagem em um blog na internet.