Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » FUNCERN participa de evento no Centro Vocacional Tecnológico Espacial

FUNCERN participa de evento no Centro Vocacional Tecnológico Espacial

Publicado em: 11/09/2020 10:27

Na ultima quarta-feira (09), representantes da Fundação de Apoio ao IFRN e do IFRN Campus Parnamirim, participaram de um encontro no Centro Vocacional Tecnológico – Espacial Augusto Severo (CVT-E), localizado no Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLFB), em Parnamirim. O CVT funciona com atividades tecnológicas e educacionais de interesse da Agência Espacial Brasileira e recebe alunos da rede pública e privada da região.

O evWhatsApp Image 2020-09-11 at 09.45.49ento contou com a participação do professor Jairo Santos, superintendente da FUNCERN; Teotônio Roque, coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing (NCM-FUNCERN); Bruno Gomes, jornalista do NCM, e também dos professores do IFRN, Paulo Vítor Silva, Diretor Geral do Campus Parnamirim; João Maria Araújo do Nascimento, Coordenador do CVT-Espacial; e, Jefferson Doolan Fernandes, Coordenador do Curso Técnico de Mecatrônica. Também estiveram presentes o Coronel da FAB, Marco Antônio Vieira de Rezende, Coordenador da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) em Natal-RN, funcionários do centro vocacional e alunos do projeto.

O professor Jairo Santos, em nome da FUNCERN, agradeceu o convite e presenteou as autoridades com o livro “Sementes da Existência”, que conta de forma poética, a história e alguns projetos dos mais de 20 anos da instituição. “A fundação está sempre a serviço do nosso Instituto Federal. E é sempre bom conhecer de perto os projetos e fortalecer as parcerias”, destacou.

WhatsApp Image 2020-09-11 at 09.44.12

O CVT-E foi inaugurado em 2017 a partir da parceria da Agencia Espacial Brasileira (AEB)com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Parnamirim, o IFRN Campus Parnamirim, o CLFB e a FUNCERN. “Cada parceiro tem o seu peso na realização deste projeto, mas com certeza o IFRN é um parceiro que abraçou o projeto no carinho, na determinação, na vontade de dar certo e hoje temos até funcionários que são ex-alunos do Instituto”, afirmou o Coronel Rezende.

O grupo conheceu a infraestrutura do CVT, que conta com uma área de 10 mil metros quadrados, com vestiários, laboratórios, refeitório, sala de capacitação, planetário, área para lançamento de foguetes e até um espaço com a simulação do solo do planeta Marte. O diretor do IFRN Parnamirim reconhece a importância do projeto: “Dentro da nossa autonomia vamos manter essa parceria. É muito bom poder ver de perto e acompanhar a evolução do CVT. Os alunos chegam aqui e já tem uma experiência prática que servirá como uma semente para novas oportunidades”, disse Paulo.