Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » Funcern participou do 34º encontro do Confies

Funcern participou do 34º encontro do Confies

Publicado em: 13/12/2016 9:44
0 (4)

[Kleiton, Emerson e Jairo – da esq para a dir] Foto: Rogério Augusto Oliveira

Nos dias 22 a 24 de novembro, no Hotel Mercure Lourdes, na cidade de Belo Horizonte/MG, aconteceu a edição 2016 do Encontro do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento foi organizado pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e pelo próprio Confies.

A Funcern esteve presente no evento e foi representada por Jairo Santos (Superintendente), Emerson Cortez (Coordenador Geral de Projetos) e Kleiton Protásio (Assessor Jurídico). Na ocasião, participaram todas as Fundações de Apoio do Brasil, com seus representantes legais e demais assessores, além de diversas autoridades políticas e da área cientifica.

O objetivo do evento foi tratar dos temas jurídicos, contábeis e operacionais mais recorrentes entre as Fundações de Apoio. Na 34ª edição do encontro, em especial, a programação focou no excesso de burocracia e as barreiras ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil, bem como seus impactos e prejuízos ao setor, através de palestras, oficinas e dos fóruns temáticos.

Merece destaque a palestra proferida pelo deputado Celso Pansera a respeito do quadro legislativo atual e os vetos ao Marco de Ciência e Tecnologia (Lei nº. 13.243/2016), assim como a abordagem a respeito do Novo Projeto de Lei Anti Burocracia. No tocante às oficinas ofertadas, destacaram-se “O GAT responde”, sobre o credenciamento das Fundações de Apoio, a oficina acerca de Compliance no contexto das Fundações de Apoio e a oficina que abordou a captação de recursos através da legislação fiscal.