Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » IFRN sedia 1º Congresso de Economia Solidária

IFRN sedia 1º Congresso de Economia Solidária

Publicado em: 03/12/2018 9:35

Projeto GerAção Solidária realiza I Seminário de Integração e Diagnóstico

A primeira edição do Congresso de Economia Solidária do IFRN (Congressol) começa nesta quarta-feira (5) e segue até sexta-feira (7) no campus Natal-Central do instituto. A atividade é promovida pelo projeto GerAção Solidária através dos seus três núcleos (Natal, Mossoró e IFSOL-Zona Norte) em parceria com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – Funcern, IFRN e Ministério do Trabalho.

O objetivo do evento é fortalecer uma rede de estudos e debates sobre a Economia Solidária e outros temas associados, como feminismo, juventudes e agroecologia, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento dos núcleos de pesquisa dentro e fora do IFRN.

Além do eixo central da Economia Solidária, outros temas terão destaque no I Congressol. Tais como transformação social, resistência política, mulheres, autonomia e feminismo, juventudes, agroecologia, articulação em rede dos empreendimentos e grupos de Ecosol. No evento também acontece uma homenagem a Paul Singer, que foi um economista e professor brasileiro nascido na Áustria, e suas contribuições para a Economia Solidária no Brasil e no mundo.

A atividade é uma das metas do projeto GerAção Solidária, que presta, desde 2016, assessoria e ações de capacitação técnica e social a 80 empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres e juventudes do RN, beneficiando diretamente cerca de 300 pessoas em todo Rio Grande do Norte.

O evento é voltado para os beneficiários diretos do projeto, professores, alunos e servidores do IFRN, além de contemplar também o público externo. A programação conta com apresentações de comunicações orais e pôsteres, realização de minicursos, mostra de vídeos curta metragens e uma feira de troca e comercialização solidária, que vai ocorrer durante os dias de atividades.

Representantes dos 80 grupos assistidos pelo GerAção Solidária no RN, membros das equipes dos três núcleos do projeto e parceiros das entidades e organizações que trabalham com a Economia Solidária no estado estão com a participação confirmada no evento. A estimativa é que mais de 300 pessoas participem do Congresso nos três dias em que será realizado.

Qualquer pessoa pode participar do Congressol, basta se inscrever online pelo link (http://eventos.ifrn.edu.br/congressol/inscreva-se/).