Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » Natalenses participam da etapa nacional de oratória em japonês

Natalenses participam da etapa nacional de oratória em japonês

Publicado em: 29/04/2010 14:36

Evento acontece neste sábado (14), em São Paulo, e vencedor ganhará viagem ao Japão

Dois alunos do curso de idiomas da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), estarão representando o estado no 15º Concurso Nacional de Oratória em Língua Japonesa, neste sábado (14).  Jordão Moreira e Paulo de Tasso Ribeiro venceram a etapa nordeste, que aconteceu em Natal, no último dia 17 de outubro, e concorrerão com candidatos de todo o país.

Jordão Moreira venceu em 1º lugar, com a redação “Como aprender muitos kanjis (ideogramas japoneses)”. Em 2º, ficou Paulo de Tasso, com o tema “Se Kanji não existisse”.  Os três grandes vencedores da etapa nacional ganharão uma viagem cultural de duas semanas, com tudo pago, ao Japão. Representantes de Brasília, São Paulo, Manaus, Belém, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba também disputam o título.

No concurso, que tem como objetivo estimular o aprendizado da língua e da cultura japonesas e é voltado a estudantes brasileiros do idioma, os candidatos devem apresentar uma redação escrita sobre qualquer tema e falar sobre ela. A comissão julgadora decidirá pelos melhores textos. Além dos três primeiros lugares, o evento concederá os prêmios Língua Japonesa (discurso que se destacar pela beleza da língua japonesa utilizada, gramática correta, fluência e pronúncia), Destaque (discurso com conteúdo muito bom que, com o aperfeiçoamento da técnica de oratória, ficaria melhor ainda) e Técnica de Expressão (discurso que se destacar pela técnica e pelo poder de diálogo com o público).

Os estudantes potiguares se dizem confiantes, apesar da concorrência.  A professora Mihoko Inaoka destaca que Jordão e Paulo de Tasso tem chances de estarem entre os três primeiros, já que o curso de idiomas da FUNCERN/IFRN é de alto nível e os alunos se empenharam com vigor para a competição. A professora lembra, ainda, que, no ano passado, um aluno do curso esteve entre os vencedores e foi contemplado com a viagem ao Japão.

O 15º Concurso Nacional de Oratória em Língua Japonesa é promovido pela Fundação Japão em São Paulo, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo. A competição tem início às 13h (horário de Brasília) e vai acontecer no Espaço Cultural da Fundação, no bairro Bela Vista. Após a divulgação do resultado, haverá apresentação de grupos culturais. A entrada é gratuita.

Informações, no site http://www.fjsp.org.br/index.htm.