Acesso à informação
WEBMAIL
Natal

(84) 3215-2731

Mossoró

(84) 3312-3156

Você está aqui: Home » Notícias » Parceria entre Funcern e Agência Espacial comemora um ano

Parceria entre Funcern e Agência Espacial comemora um ano

Publicado em: 06/12/2018 8:55
Comemoração do aniversário do Centro Vocacional Tecnológico Espacial é celebrado com uma parceria que se traduz em grandes resultados
Comemoração do aniversário do Centro Vocacional Tecnológico Espacial é celebrado com uma parceria que se traduz em grandes resultados

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) comemorou um ano. O CVT é uma parceria entre o IFRN Campus Parnamirim, a prefeitura da cidade, a Funcern e a Agência Espacial. O projeto, organizado pela Agência Espacial Brasileira, contou com a participação de várias autoridades, entre elas o seu Presidente, o senhor José Raimundo Coelho, e o representante local da Agência, o Cel Av. Marco Antônio Rezende, além do Prefeito de Parnamirim, autoridades do município, autoridades militares e outros parceiros.

Apesar de ter apenas um ano, o CVT compreende o atendimento de 1500 pessoas, sendo que desse número, mais de 1400 são alunos, em quase sua totalidade da rede pública do município de Parnamirim e cidades vizinhas, além da participação de vários Campi do IFRN. O momento foi de grande emoção, pois foi composto pela apresentação de testemunhos de alunos e professores de escolas atendidas, além dos discursos que demonstraram grande entusiasmo e satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado, por parte dos docentes responsáveis, o Professor José Soares e o professor João Maria, do Campus Parnamirim.

O Diretor Geral do Campus Parnamirim, Ismael Félix Coutinho, registrou sua percepção do projeto e do evento. “Temos a certeza de que, com as sementes plantadas nesse primeiro ano, num futuro próximo, estaremos observando crescer muitas árvores frondosas e cheias de frutos, onde, ao longo dos trabalhos desenvolvidos pelo CVT em parceria com o IFRN, veremos uma grande transformação da realidade local, com a perspectiva de que muitos alunos possam direcionar os seus estudos para a área das tecnologias espaciais”, declarou.

CVT-Espacial

Dividido em dez ambientes, o CVT-Espacial conta com laboratórios para atividades de propulsão, satélite, integração e teste, auditório, espaço Marte e Lua, sala de capacitação, refeitório e vestiários, além de espaços abertos para lançamentos de foguetes e outras atividades. Com o funcionamento do Centro, os estudantes da região desenvolvem diversas atividades educacionais, como competições de espaçomodelismo, foguetemodelismo e, principalmente, cursos de capacitação e oficinas temáticas espaciais, utilizando os modelos do Programa AEB Escola, mas de forma continuada.