FUNCERN acompanha demonstração de novo maquinário do CT Mineral em Currais Novos

Na última sexta-feira, 27, a FUNCERN visitou o Centro de Tecnologia Mineral, Polo de Inovação do IFRN Campus Currais Novos. A iniciativa teve como objetivo a demonstração do maquinário adquirido pela Fundação, um equipamento de Separação por Gravidade Múltipla importado do Reino Unido. Trata-se de um marco de inovação no cenário da mineração no Brasil, mas sobretudo no Rio Grande do Norte.
Participaram da visita: Gracy Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos da FUNCERN; Isabel Dantas, Gerente de Projetos; Altair Oliveira e Izabella Gurgel, coordenador e analista de Compras e Materiais; Ruama Albuquerque, designer gráfico; e Aryela Souza, estagiária de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing.
O equipamento Micro Gravity Separator (MGS) é ideal para separação de partículas finas, tipicamente entre 10 um e 1 mm, com diferenças sutis de densidade. Ele opera com um sistema de mesa oscilatória em rotação, gerando forças centrífugas que melhoram a separação por gravidade em comparação aos métodos convencionais. É especialmente útil para minérios com partículas finas e densidades próximas, como em rejeitos de ferro, ouro, cassiterita e outros minerais pesados.
Uma das utilidades atuais do material é o auxílio na recuperação de scheelita, o mineral do qual se extrai o tungstênio, de grande importância econômica para o Rio Grande do Norte, especialmente na região do Seridó, onde é encontrado em abundância. A scheelita impulsionou o desenvolvimento econômico e urbano de municípios como Currais Novos, gerando empregos, renda e investimentos em infraestrutura.
A tecnologia foi adquirida através de uma emenda do mandado da senadora Zenaide Maia ao IFRN no valor de quase R$ 2 milhões em investimento para custear dois projetos: o Laboratório de Gemas e Joias – que será inaugurado em breve – e Desenvolvimento e Tecnologia. Este último possibilitou que a FUNCERN realizasse a importação da tecnologia para o estado em conjunto com a empresa Borborema Mineração, localizada em Belo Horizonte/MG, que custeou o frete e cuidou da taxa aduaneira.
Na ocasião, a equipe foi recebida por Elias Nunes, diretor de Planejamento e Negócios do CT Mineral, que fez uma breve apresentação do histórico e da estrutura do Centro para os representantes da FUNCERN. Em seguida, houve uma visita guiada pelas salas e laboratórios.
"Agradeço pela confiança da Fundação." Disse Elias, ressaltando a importância da contribuição da FUNCERN. "Seria impossível gerar receita com um único equipamento analítico. Foi necessário a chegada dessa infraestrutura para podermos dizer aos clientes 'olhe, agora eu consigo atender sua demanda'."