FUNCERN apresenta ações na reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN

439C7FBA-9F85-4D58-942B-204FA35E372D.jpeg

A atual gestão executiva apresentou os avanços de 2022-2023

Na segunda-feira, 18 de dezembro, uma delegação da FUNCERN, composta pelo Professor Ednaldo Pereira (superintendente), Francisco Pontes (gerente administrativo e financeiro), Erivan Amaral (gerente de projetos) e Bruno Farias Gomes (coordenador de comunicação e marketing), participou da reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR) do IFRN, realizada no Campus Mossoró do Instituto Federal. O objetivo principal era promover a divulgação das ações e projetos geridos pela fundação, alinhando-se às estratégias de transparência, profissionalismo, segurança e inovação da entidade.

O superintendente, Ednaldo Pereira, enfatizou os compromissos da FUNCERN ressaltados em ações desenvolvidas, principalmente, com profissionais e estudantes do Instituto Federal, instituição apoiada. Destacou o crescimento e a busca pela modernização na Fundação e a participação em fóruns, e visitas a instituições publicas e privadas as quais são referências de gestão no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Além disso, ressaltou o acompanhamento administrativo e financeiro, de projetos com diferentes formas de fomento, seja por recursos estaduais, municipais ou por meio da iniciativa privada, sempre buscando uma integração efetiva com a sociedade, e o IFRN. Ressaltou ainda a importância da efetiva aproximação da Fundação com o IFRN, na busca de avanços de suas ações que contribuam cada vez mais com uma educação de qualidade, inclusiva e de referência social, para o desenvolvimento do País.

Durante a reunião, os membros da administração geral do IFRN, incluindo o reitor, pró-reitores, diretores-gerais dos campi e diretores sistêmicos, também foram atualizados sobre os avanços da parceria entre a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCE-Reitoria) e o Núcleo de Comunicação e Marketing (NCM-FUNCERN). Essa parceria, iniciada no ano anterior, foi crucial para impulsionar significativamente o ingresso de estudantes no Instituto. Em 2022, o número de inscrições para os cursos subsequentes foi de 1.446, enquanto para os cursos técnicos integrados foram registradas 14.568 inscrições nos 22 campi. No ano seguinte, esses números aumentaram para 3.058 (2024.1) e 23.065 candidatos, respectivamente.

PROGRESSOS DA GESTÃO ATUAL

A administração atual da FUNCERN, que tomou posse em 30 de maio de 2022 durante a 25ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao IFRN, tem apresentado significativas contribuições para o avanço da instituição. Entre as atividades realizadas, destacam-se:

  1. Realização de auditorias contábil e jurídica;
  2. Regularizações trabalhistas e expansão do quadro funcional;
  3. Conclusão da construção e mudança para a sede própria;
  4. Implementação de uma nova cultura organizacional;
  5. Atualização do estatuto e regimento interno;
  6. Reestruturação do organograma funcional, com a criação de novos setores para controle e planejamento;
  7. Criação e informatização de processos por meio de novos sistemas;
  8. Diversas outras ações.

A FUNCERN EM NÚMEROS (2022-2023)

Até novembro de 2023, conforme informações da coordenação de gestão de projetos, identificamos 92 projetos em execução, sendo 37 deles promovidos por meio da parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

IMG_0328 2.jpg

No total, para além dos 52 trabalhadores celetistas da Fundação, mais de duas mil pessoas estão sendo beneficiadas com bolsas em um dos projetos, englobando professores, servidores da Rede, alunos e consultores externos. Um dos notáveis projetos em curso é o contrato direto com a empresa Alpha & Borborema, que atua nos estados da Bahia e Minas Gerais. Nesse projeto, 32 estudantes do Instituto Federal são bolsistas, e 57 ex-alunos foram contratados.

A FUNCERN destaca-se também na área de regularização fundiária, atuando por meio dos projetos Mais Incra, Governo do RN e em parceria com as prefeituras de Natal-RN, Sinop-MT e Alta Floresta-MT. Até o momento atual, foram levantados mais de 25 mil lotes urbanos e mais de 10 mil lotes rurais, resultando em mais de 15 mil títulos de regulamentação concedidos.

IMG_0330.jpg

Outra área de atuação com impacto social significativo é o trabalho desenvolvido na realização de concursos e processos seletivos. Conforme destacado por Erivan Amaral, gerente de projetos da fundação, mais de 300 mil pessoas foram diretamente alcançadas em 2022-2023 através dos mais de 50 certames realizados pela FUNCERN nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Ceará. "Somente no RN, conduzimos 30 concursos, 11 processos seletivos, e em 4 municípios realizamos ambas as modalidades de seleção", ressaltou o gerente de projetos.