FUNCERN realiza encerramento de curso intensivo para Aprendizagem em Gestão

foto curso aprendizagem 24.07.25.jpg

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) finalizou, nesta segunda-feira, 21 de julho, o curso “Aprendizagem em Gestão”, promovido pelo setor de Gestão de Pessoas. O programa, iniciado em janeiro deste ano, teve duração de seis meses e teve como objetivo a capacitação de colaboradores e gestores da instituição.

O curso foi dividido em seis grandes áreas, distribuídas em módulos: Gestão de Projetos; Análise e Visualização de Dados Gerenciais com Inteligência Artificial; Gestão de Processos; Gestão do Tempo e Eficiência; Engajamento no Trabalho e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por fim, o programa foi encerrado com o módulo sobre Compliance — conjunto de práticas e procedimentos que asseguram a conformidade da organização com leis, regulamentos e padrões éticos —, aplicado ao contexto das Fundações de Apoio.

A ação foi idealizada e articulada pelas representantes da FUNCERN, Vanessa Fônseca, coordenadora de Controle Interno, e Hayanna Noronha, assessora jurídica, após participação no 13º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado em 2024, em Brasília (DF). No início do ano, o projeto foi encaminhado ao setor de Gestão de Pessoas, responsável pela execução do planejamento.

O curso contou ainda com a parceria dos docentes convidados do IFRN, Rafael Rodrigues e Felipe Neves, ambos selecionados devido à experiência em projetos de capacitação, com foco em planejamento e gestão estratégica. O programa foi estruturado pelos professores a partir de um diagnóstico das demandas formativas apresentadas pela Fundação. “Todo o planejamento foi construído em diálogo com a equipe, respeitando suas necessidades práticas e estratégicas. Fomos responsáveis tanto pelo desenho pedagógico quanto pela execução das capacitações”, explicou Felipe.

Segundo Rafael, o intuito foi fortalecer habilidades de gestão entre os colaboradores da Fundação, por meio de um formato dinâmico e prático: “A ideia era trazer uma sequência de temas que conversassem entre si e fossem úteis no dia a dia”.

EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS

Cada professor ministrou três módulos, adotando uma abordagem que conectou teoria e prática, com ênfase em estudos de caso e dinâmicas voltadas à participação ativa dos colaboradores, priorizando a aplicabilidade imediata dos conteúdos no contexto institucional da FUNCERN.

Os docentes relataram uma excelente experiência com o programa. Rafael destacou o encerramento leve e com “aquele sentimento bom de missão cumprida”, em virtude da boa interação com os participantes. “Muitos comentaram como os temas fizeram sentido na rotina deles e como já estavam colocando em prática alguns aprendizados. É gratificante ver isso acontecer”, afirmou.

Felipe, por sua vez, ressaltou o engajamento dos participantes e a abertura ao diálogo como elementos fundamentais para o êxito da ação, que, segundo ele, será transformadora para a Fundação. “Acredito que a FUNCERN, ao adotar iniciativas de capacitação em temas tão relevantes, demonstra seu compromisso com estar na vanguarda do debate sobre a atuação das fundações, ao pautar sua formação institucional por princípios como eficiência, transparência e integridade.”

De acordo com Rafael, o programa contribuiu para a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores sobre gestão e para a integração entre os setores. “Sem dúvida, trouxe uma base sólida para melhorar o desempenho no trabalho de forma prática e consistente”, afirmou.

Ambos já participaram de outras parcerias com a FUNCERN, mas este foi o primeiro curso devidamente estruturado, atuando diretamente na formação dos colaboradores. “Isso estreita ainda mais meu vínculo institucional com a Fundação”, completou Felipe. Rafael também demonstrou expectativa por colaborações futuras: “Espero que seja o primeiro de muitos!”

PRONUNCIAMENTO DA FUNDAÇÃO

Para Isabel Dantas, gerente de Projetos da FUNCERN, o programa foi essencial para incentivar reflexões sobre a gestão institucional — seja em relação aos projetos da Fundação, à organização do sistema ou à execução das atividades de acordo com os recursos e o tempo disponíveis. “São iniciativas louváveis no sentido de que, para pensar uma cultura organizacional, temos que estar sempre qualificando o pessoal. Uma empresa que quer ser inovadora, estando em conformidade e integridade, precisa especializar seus colaboradores continuamente.”

Isabel finalizou parabenizando os organizadores e realizadores do projeto. “Foi um curso de altíssimo nível, com professores muito competentes. O que eu percebi ao término do curso é que houve uma execução muito bem feita do que foi planejado.”