FUNCERN e Aura Borborema lançam Escola de Operadores e Operadoras de Mineração
Na terça-feira (04), a FUNCERN e a empresa de mineração Aura Borborema promoveram cerimônia de abertura da Escola de Operadores e Operadoras de Mineração, realizada no auditório do IFRN Campus Currais Novos, com a presença dos estudantes selecionados para participar da formação, além de representantes da gestão das entidades parceiras da ação: Aura Borborema, IFRN, CT Mineral e FUNCERN.
Participaram do evento, Arnóbio Filho - reitor do IFRN, Andreilson Oliveira da Silva, diretor-geral do IFRN Campus Currais Novos, Odon Júnio - prefeito de Currais Novos, David Gomes - secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, além dos representantes da Funcern, Francisco Pontes - superintendente temporário, Cyro Gurgel - coordenador de Planejamento e Controle Orçamentário, Bruno Farias Gomes - coordenador de comunicação e Marketing, Neide Cristina - analista de projetos e Thales Roque - produtor audiovisual.
Por parte da empresa Aura, estiveram presentes Frederico Silva - diretor de operações, Maxmiliano Delfino - gerente de recursos humanos, comunidade e comunicação; Welder Santos - coordenador de operações, Fanuel Pinheiro - coordenador de recursos humanos, dentre outros representantes.
Um dos compromissos da Aura com as cidades onde instala suas operações é atuar junto à comunidade para o desenvolvimento da região. Esse projeto busca, por meio da qualificação da mão de obra local, gerar oportunidades, conhecimento e benefícios para todos, auxiliando no crescimento da economia como um todo.
"Lançar essa Escola de Operadores só reforça o compromisso da Aura com a comunidade de Currais Novos para alavancar esse projeto Borborema. Estamos colocando as pessoas em primeiro lugar, cuidando e respeitando o meio ambiente e promovendo a gestão ética e inovação. Ou seja, formar e preparar pessoas, seja para a nossa empresa ou para o ambiente de trabalho é, sem dúvida, uma das iniciativas chave dentro dos nossos valores de desenvolvimento”, afirma Frederico Silva, Diretor de Operações da Aura Borborema.
"A parceria com a FUNCERN neste momento vem para consolidar esse projeto, buscando o conhecimento técnico profundo que a Fundação e o IFRN têm, com a expertise que a Aura traz. Desenvolver isso, trazer uma mão de obra qualificada da própria região, buscando desenvolver a comunidade, e fazer com que essas pessoas passem a fazer parte do nosso banco de talentos, e se, algum dia, essas pessoas passem a fazer parte do nosso time Aura, já nos deixa bastante satisfeitos”, finaliza Max Delfino, gerente de RH, comunidade e comunicação da Aura Borborema.
Escola de Operadores e Operadoras de Mineração
As aulas foram iniciadas na manhã e noite desta quarta-feira (5), no CT Mineral com a presença dos alunos e professores da Escola, o curso terá quatro meses de duração e será totalmente custeado pela Aura Borborema.
A partir de uma seleção pública realizada pela Fundação, 60 vagas foram ofertadas, com processo que envolveu triagem de requisitos necessários para participar do Edital, bem como, etapa de prova escrita, por meio de certame que foi realizado de fevereiro a maio. Após divulgação do resultado, 21 candidatos foram aprovados para o curso matutino, 39 para a oferta noturna, 26 fazem parte do Cadastro de Reserva e 6 pessoas foram desclassificadas na seleção geral.