FUNCERN e Aura Borborema promovem encerramento de duas turmas da Escola de Operadores e Operadoras de Mineração 2024
Na última sexta-feira, 11 de outubro, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte promoveu cerimônia de encerramento do curso de Capacitação em Manutenção, Tratamento de Minérios e Segurança do Trabalho, realizado como o primeiro módulo da Escola de Operadores e Operadoras de Mineração. O curso, com duração de pouco mais de quatro meses, é ofertado em parceria com a empresa Aura Borborema, o Centro de Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral), o IFRN Campus Currais Novos e a FUNCERN.
Com a presença de autoridades e membros da comunidade acadêmica, a cerimônia contou com a entrega de certificados a 57 alunos que participaram de 304 horas de aulas teóricas e práticas. O objetivo do curso foi desenvolver habilidades e competências essenciais para o setor mineral, contribuindo para o crescimento profissional dos participantes e para o desenvolvimento local.
A Aura Borborema, mineradora atuante na extração de ouro e cobre, demonstrou seu compromisso com a capacitação profissional ao investir na formação de uma nova geração de trabalhadores qualificados. A empresa possui operações no Brasil, Honduras, Estados Unidos e México, e busca promover o desenvolvimento econômico das regiões onde está inserida.
Durante a cerimônia, o diretor-geral do IFRN Campus Currais Novos, professor Andreilson Oliveira da Silva, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para o sucesso do projeto. O superintendente da FUNCERN, Francisco Antônio de Pontes, destacou o alto índice de aproveitamento do curso e a relevância de iniciativas como esta para a formação de profissionais capacitados.
O coordenador de Recursos Humanos da Aura Borborema, Fanuel Pinheiro, também enfatizou a inclusão de mulheres na turma, desafiando estereótipos históricos na área da mineração. "A gente está concluindo aqui a primeira escola de operadores e operadoras de mineração aqui em Currais Novos, que é um projeto que visa trazer um grande desenvolvimento econômico para a região. Começamos a planejar esse projeto em dezembro do ano passado, 2023, e mais de 500 pessoas foram inscritas. Destaco também a importância de ter mulheres nessa turma, que até então era muito predominante esse cargo do sexo masculino e a gente vai ter várias mulheres também participando aí ativamente no projeto”, comentou.
Aluna oradora da turma, Ellen Diniz, expressou a gratidão dos colegas pelo aprendizado e pela convivência, destacando a importância das vivências práticas e da troca de experiências com os professores. Lucas da Silva, outro aluno formado, ressaltou o valor das amizades construídas durante o curso e a preparação para o mercado de trabalho. “Em nome da turma, sinto que o sentimento que permeia a todos é de gratidão por tudo que vivemos. Não foi apenas uma jornada de aprendizado teórico, tivemos muitas experiências práticas e ouvimos histórias inspiradoras dos professores. A vivência dos professores e suas experiências, além das práticas em laboratório, onde realmente pudemos colocar a mão na massa, acho que foi o mais significativo”, disse Ellen Diniz.
A cerimônia reforçou o impacto positivo do projeto na comunidade de Currais Novos, evidenciando o compromisso da FUNCERN e de seus parceiros com a formação de profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. “Esta escola de operadores e operadoras de mineração, é um verdadeiro sucesso. A parceria entre a Fundação, o IFRN, o CT Mineral e a Aura resultaram em um desempenho excepcional. Dos 60 alunos que iniciaram o curso há quatro meses, 57 concluíram, o que representa praticamente 100%, com uma diferença mínima. Portanto, considero essa mais uma atuação bem-sucedida e totalmente exitosa”, finalizou Francisco Pontes, superintendente da FUNCERN.