FUNCERN e IFRN desenvolvem projeto sobre reuso de água

agua_funcern.png

Na próxima segunda-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, como a finalidade de promover a discussão sobre o seu uso no planeta. A data foi criada na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1993, declarando a referida data como símbolo da campanha global.

Estima-se que o crescimento da demanda de água potável no mundo vai crescer na ordem de 20 a 30% até 2050, de acordo com dados da ONU. Com o crescimento dos grandes centros urbanos, mesmo diante de uma pandemia, assim como, o aumento do seu uso também nas áreas rurais, será nítido muito em breve, o colapso dos serviços devido ao baixo investimento, somado a outros problemas no setor como a volta do esgoto para a natureza.

Essa preocupação está expressa em um dos projetos desenvolvidos pela FUNCERN, em parceria com o IFRN por meios dos Campi de São Paulo do Potengi e Natal-Central, ao realizar estudos para o tratamento de efluentes de lacticínios a partir de técnicas de coagulação, floculação e flotação por microbolhas.

O projeto foi implantado na empresa Sertão Seridó, em Currais Novos, pelo professor e diretor-geral do IFRN Campus São Paulo do Potengi, Renato Dantas Rocha da Silva, com o acompanhamento da cientista ambiental e consultora da FUNCERN, Wagna Dantas. A ação conta ainda com a participação das pesquisadoras bolsistas do curso técnico em Meio Ambiente do Campus São Paulo do Potengi, Flaviana Isabel de Macedo e Sabrina Aquino, além da colaboração de Kalliny Kelly da Silva Cunha e Luciana Maria de Lima Silva Nóbrega, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Campus Natal-Central.

A iniciativa é um projeto-piloto na área e já apresenta bons resultados. Segundo Wagna Dantas, espera-se que ao final do experimento, a equipe tenha chegado a conclusões bastante satisfatórias quanto à qualidade desse efluente tratado, para que ele possa retornar para o processo produtivo, ou seja, seja utilizado na agricultura. De acordo com o professor doutor Renato Dantas Rocha da Silva, os resultados iniciais mostraram a água com um grau de clarificação bastante promissor, a operação hoje em dia atende a uma vazão de mil litros por hora e já apresenta uma redução superior a 80% de matéria orgânica.

O objetivo central da pesquisa é melhorar a qualidade do efluente gerado na indústria a partir do processo produtivo que tem como matéria-prima, o leite. “Investigações estão em andamento para viabilizar o reuso da água em sistemas agrícolas de cultivo de Palmas ou outras plantas forrageiras, além de provocar uma redução substancial na carga orgânica despejada na rede de esgotamento urbano do município”, destacou a consultora Wagna Dantas.

O diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Renato Dantas Rocha da Silva, ressalta a relevante parceria com a FUNCERN, para a realização do projeto. “No geral as instituições possuem limitações orçamentárias que inviabilizam algumas ações. Com esse pudemos reunir a capacidade técnica e intelectual do Instituto, ao conhecimento do setor produtivo. E essa transferência de tecnologia só foi possível por meio da colaboração da Fundação de Apoio ao IFRN”, citou o professor Renato Dantas Rocha da Silva.