FUNCERN e IFRN participam de encontro da Rede de Comunicação Pública em Brasília

000000000000000000000.jpeg

Nos dias 8 e 9 de maio, uma delegação da gestão da Rádio 93,5 FM IFRN, recém-concedida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), participou do encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) em Brasília, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o propósito de discutir o fortalecimento da rede.

A delegação foi composta por Bruno Farias Gomes, coordenador de comunicação e marketing da FUNCERN, Clara Bezerra, diretora de Comunicação Institucional do IFRN, Edvânia Duarte, coordenadora do projeto de implantação da rádio e professora do IFRN Campus Natal-Centro Histórico, e Geraldo Peregrino, técnico audiovisual do IFRN. Durante o evento, cujo objetivo principal foi debater a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública com a concessão de mais 155 emissoras de rádio e 117 de TV, os representantes participaram da programação oficial e visitaram as instalações da sede da EBC, incluindo os estúdios de rádio e televisão.

"Participar desse evento foi uma experiência enriquecedora para entender as práticas mais atuais das emissoras públicas de rádio e televisão no país, especialmente considerando a recente inclusão do IFRN na Rede", afirmou Bruno Farias Gomes, coordenador de comunicação e marketing da FUNCERN.

A professora Edvânia Duarte reforçou que o objetivo da viagem foi estreitar laços com a RNCP, conhecer novos parceiros e afiliados para em breve lançar a Rádio IFRN em parceria com a EBC. "Vimos diversas propostas e casos de sucesso. No geral, a experiência foi extremamente positiva e nos prepara para oferecer uma comunicação pública de qualidade", acrescentou a professora do IFRN Campus Natal-Histórico.

Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Criada em 2008, a EBC é uma empresa pública federal que visa ampliar o debate público sobre temas nacionais e internacionais, fomentando e fortalecendo a democracia por meio de uma programação educativa, inclusiva, artística, cultural, informativa, científica e de interesse público, com foco no cidadão. Além disso, a EBC desempenha um papel fundamental como prestadora de serviços de comunicação para o governo federal, sendo responsável por importantes veículos de comunicação em diversas plataformas.

Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), estabelecida pela mesma lei que criou a EBC, engloba emissoras de televisão e rádio públicas que operam em todo o território nacional, oferecendo cultura e informação para milhões de brasileiros. A EBC é encarregada de coordenar essa rede e está comprometida com seu fortalecimento e expansão. De janeiro de 2023 a março de 2024, houve um crescimento significativo no número de emissoras, com um aumento de 169%. Atualmente, a rede é composta por 72 emissoras de televisão e 44 emissoras de rádio.

Rádio 93,5 FM IFRN

Com essa expansão, o IFRN receberá uma emissora de rádio que está programada para entrar em funcionamento até o final deste ano. Para Clara Bezerra, diretora de Comunicação Institucional do IFRN, a rádio "representa uma oportunidade de estreitar os laços e a relação com os cidadãos potiguares, buscando ser um espaço de interlocução com as comunidades".