FUNCERN e UNIFAP promovem o acesso à educação para comunidades rurais e combatem a desigualdade no país
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A FUNCERN tem se consolidado como uma parceira estratégica no avanço da educação, ciência e tecnologia no país. Ao atuar na gestão de recursos e incentivo à pesquisa, inovação e ao desenvolvimento, a Fundação fortalece iniciativas como o projeto Tempo Comunidade: Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias e Biologia, realizado em conjunto com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
A ação tem como objetivo dar suporte às atividades da etapa Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNIFAP. O projeto está inserido dentro de uma política educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o coordenador e professor da UNIFAP, Galdino de Paula Filho, a ideia surgiu após a SECADI apontar a necessidade de arrecadar recursos para apoiar os alunos com o intuito de facilitar o trajeto até às comunidades e acompanhar o processo através de visitas técnicas.
Durante o período, os estudantes de graduação se deslocam para comunidades rurais para a realização de práticas pedagógicas e estágios supervisionados. A etapa propõe ainda uma imersão na realidade das escolas do campo da Amazônia Amapaense, promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais dos moradores locais, assim como seu processo de pertencimento.
Galdino enfatizou a contribuição da FUNCERN no sucesso da execução do projeto e demonstrou satisfação com os resultados. Segundo ele, a Fundação possibilitou a descentralização de recursos financeiros, otimizando o planejamento das atividades, além da desburocratização na realização das ações.
O coordenador destacou também a importância de projetos na área para promover a aproximação entre a gestão pública e as comunidades rurais. “As instituições públicas se tornam o elo entre o estado e as pessoas mais necessitadas. Iniciativas como essa possibilitam oportunidades de formação para pessoas oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo, contribuindo para combater a desigualdade no Brasil”, finalizou.