FUNCERN fortalece parcerias e projetos em Brasília

Na última semana, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FUNCERN), representada por Isabel Dantas, gerente de projetos, e Teotônio Roque, assessor de articulação institucional, cumpriu uma agenda estratégica em Brasília para captação de recursos e fortalecimento de projetos. Durante os encontros em ministérios e reuniões parlamentares, foram discutidos novos Termos de Execução Descentralizada (TED), ajustes financeiros e apresentação de iniciativas institucionais.
Na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), foi apresentado um projeto formativo para inclusão de pessoas com deficiência na Educação Profissional, via proposta de atuação pelo IFRN Campus Natal-Zona Leste. No Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foram debatidos ajustes financeiros e projetos para o Campus Apodi, incluindo o Projeto de Quintais Produtivos em 2025, programa social voltado para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica das mulheres rurais.
A FUNCERN também tratou da proposta para realização do Primeiro Festival de Cinema do IFRN, do VI Festival Tonheca Dantas e do Auto de Santa Vitória, a partir de reunião no gabinete de parlamentares como Natália Bonavides, deputada federal pelo Rio Grande do Norte. No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foram discutidas iniciativas para monitoramento do Programa Mais Ciência na Escola e para o Programa Nacional de Popularização da Ciência, criado em 2023 com o objetivo de desenvolver a cultura científica nas escolas. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), discutiu-se a captação de recursos via Lei Rouanet para projetos voltados à agricultura familiar.
As reuniões reforçaram o compromisso da FUNCERN com a inovação, inclusão e educação profissional, consolidando parcerias para viabilizar novos projetos e fortalecer o apoio ao IFRN e à educação pública.