FUNCERN inicia Programa de Habilidades Socioemocionais no Trabalho
Nos dias 05 e 06 de junho, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) deu início ao Programa de Habilidades Socioemocionais no Trabalho, promovido em parceria com o Nostrum Instituto de Psicologia. O evento teve como objetivo mapear as demandas das relações socioprofissionais da fundação, por meio de mapeamento grupal.
O evento contou com presença de 32 trabalhadores e trabalhadoras da FUNCERN, e teve suma importância para o desenvolvimento de uma nova cultura institucional. “A Gestão de Pessoas visualiza esse curso como uma ação importante no cuidado com a maior riqueza da fundação que são os colaboradores, a saúde mental e o bem-estar é uma das metas que nossa gestão tem como compromisso com a FUNCERN”, disse Kalyne Souza, Coordenadora da Gestão de RH da FUNCERN.
Com mais de 20 anos de experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e na FUNCERN, Gleison Oliveira, Assistente Administrativo da FUNCERN, compartilhou suas impressões acerca da iniciativa. “Foi um evento muito importante para a fundação, como para nós colaboradores, considerando o crescimento que a instituição vem passando, com vários novos projetos”.
A parceria entre a FUNCERN e o Nostrum Instituto de Psicologia possibilitou a realização deste evento enriquecedor, que reuniu colaboradores de diversas áreas da instituição em dois dias de aprendizado e troca de experiências. Sob a orientação de profissionais qualificados em psicologia organizacional, os participantes exploraram temas como inteligência emocional, empatia, comunicação assertiva, gestão do estresse e trabalho em equipe.
Durante esse primeiro mês, com as atividades de mapeamento, foi possível escutar todos os núcleos para entender as maiores necessidades e compor um diagnóstico situacional com foco nas relações socioprofissionais", citou Alda Karoline, Psicóloga do Trabalho do Nostrum.
Esse momento é uma iniciativa de fortalecimento de uma cultura organizacional pautada em gente como principal ativo, e no compromisso da Instituição com o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, promovendo uma cultura de aprendizado e crescimento conjunto.
O programa continua com os treinamentos práticos no mês de julho, espaço projetado para que os trabalhadores possam desenvolver diversas competências laborais, como comunicação eficaz, resolução de conflitos e colaboração em equipe. Essas habilidades são essenciais para criar um ambiente de trabalho positivo e de confiança, e por conseguinte, promove o bem-estar dos trabalhadores.