FUNCERN integra Conselho de Administração e Fiscal do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

PAX

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) foi oficialmente criado nesta terça-feira, 11 de outubro, durante assembleia constituinte, com aprovação do estatuto. O evento aconteceu no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD) - uma das instituições associadas fundadoras do PAX, juntamente com a Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN) e mais 13 instituições.

Durante a reunião, foi escolhido o presidente da Assembleia Geral, formada a primeira composição do Conselho de Administração com escolha da presidência, eleição do Conselho Fiscal, aprovação do Regimento Interno e escolha do Diretor-Presidente. Além da posse dos titulares e suplentes dos referidos conselhos.

A FUNCERN, além de ser uma das instituições associadas fundadoras, ocupa os conselhos de Administração e Fiscal nas seguintes funções:  o superintendente e o gerente de projetos da FUNCERN, Ednaldo de Paiva Pereira e Erivan Sales do Amaral, compõem o Conselho de Administração como titular e suplente, respectivamente.  A analista de projetos e o gerente administrativo e financeiro, Vanessa Fonseca e Antônio Pontes, integram o Conselho Fiscal; Neide Cristina Lucena, analista de projetos, atuará no Secretariado Geral junto à Presidência do Conselho de Administração; e o assessor jurídico, Kleiton Protásio, como assessor jurídico do Conselho de Administração.

O professor Ednaldo de Paiva Pereira, superintendente da FUNCERN, parabenizou o esforço dos integrantes da Fundação para a concretização do Parque. “É importante ressaltar que o PAX surge como uma organização que vai dar conta de muitos trabalhos, mas que foi preciso uma pessoa, ou mais de uma, sonhar com esse projeto. E nós temos uma funcionária da FUNCERN, Neide Cristina, que junto com a professora Ângela, não mediu esforços para construir essa proposição. E mais uma vez a Fundação está inserida em um projeto de grande vulto para o desenvolvimento não só da região, mas de todo o Rio Grande do Norte, do Brasil e do mundo”, afirmou.

“Além da participação do IFRN no projeto de concepção e implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, a FUNCERN se somou ao rol de instituições associadas fundadoras, participando do projeto submetido a FINEP no início de 2022. Depois disso, dirigentes e colaboradores de diversos setores da FUNCERN vêm prestando apoios logísticos e administrativos que impactam positivamente nas diversas etapas para implantar o PAX. A FUNCERN participa, conforme aprovado pela Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. E continuará com apoios administrativos e com outros recursos humanos e materiais a serem definidos e que constarão do Portfolio do PAX para sua operação”, declarou a professora Ângela Paiva, assessora especial da UFRN para o PAX, eleita por unanimidade para ocupar a presidência do Conselho.

Ao todo, 15 instituições compõem o Conselho de Administração da Associação do PAX: Governo do Estado; Prefeituras dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal; Instituto Santos Dumont (ISD); Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern); Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fecomércio RN.

O representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Olavo Bueno, foi eleito como Diretor-Presidente do PAX. “Hoje é um marco, e eu agradeço a confiança e as palavras que foram ditas. Meu compromisso é levar à frente esse trabalho de diálogo e integração entre todos esses setores, para que o Rio Grande do Norte possa se destacar mais ainda e o PAX possa ser considerado muito em breve um dos principais parques tecnológicos não apenas do Nordeste, mas do país”, disse Bueno.

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo foi idealizado para impulsionar o sistema de tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte. Inicialmente, será estruturado em três áreas de vocação econômica e tecnológica próprias do estado: energia (renováveis, petróleo e gás); saúde e Indústria 4.0.

A iniciativa conta com recursos estaduais que totalizam R$ 12,3 milhões e estão sendo viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial. As obras estão sendo fiscalizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) e deverão estar prontas até o fim deste ano.