FUNCERN lança programa de recepção para novos colaboradores

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), deu início, nesta terça-feira, 29, ao INTEGRA FUNCERN, uma iniciativa do Núcleo de Comunicação e Marketing (NCM) e da Gestão de Pessoas (RH). O objetivo é recepcionar novos colaboradores, deixando-os cientes de seus direitos e deveres enquanto parte da instituição.
Cada encontro tem início com apresentações pessoais, seguidas do questionamento “O que você sabe sobre a FUNCERN?”, promovendo uma roda de conversa entre os funcionários e troca de conhecimentos e experiências. Logo após, um representante da Comunicação ou de Relações Comerciais e Institucionais realiza uma breve introdução da Fundação — histórico, setores, áreas de atuação, missão, visão e valores.
A coordenadora do RH, Kalyne Santos, dá continuidade com uma explicação sucinta dos direitos, deveres e benefícios de cada colaborador, inteirando-os também sobre o código de ética, manual do trabalhador e demais documentos importantes. Sobretudo, destaca-se a tolerância zero com qualquer tipo de assédio, seja moral ou sexual, e a impossibilidade de alegar falta de conhecimento caso seja cometido o delito.
De acordo com Bruno Gomes, coordenador do NCM, o papel desse projeto está relacionado à comunicação interna e à padronização das informações e compreensão dos pré-requisitos exigidos para o cuidado da imagem institucional. “É necessário que todos os funcionários vistam a camisa, entendam o que a FUNCERN faz e tenham responsabilidade no trabalho”, completou.
Para finalizar, são convidados os colaboradores de longa data da Fundação, para que compartilhem suas trajetórias. Na abertura para os bolsistas participaram Alcilene Pedro, analista de Projetos, e Altair Soares, coordenador de Compras e Materiais. Ambos ingressaram na FUNCERN no setor de atendimento.
Já no segundo dia, na recepção dos celetistas, o convidado foi Auridan Dantas, servidor aposentado do IFRN e assistente administrativo do Núcleo de Processos Seletivos (NUPS), que esteve presente desde o início da Fundação e passou por diversos cargos, incluindo o de coordenador do RH. "A vinda dos [colaboradores] tem o objetivo de mostrar que a Fundação dá oportunidade e estabilidade. A gente tem crescimento e dá para ficar bastante tempo potencializando nossos talentos." explicou Kalyne.
Laís Correia, coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais, compara a Fundação e a atuação de cada setor com o organismo de um corpo humano, onde cada parte exerce uma função indispensável e dependente de um todo. “Em certa medida todos nós estamos relacionados em fases diferentes desse processo extremamente complexo que a FUNCERN tá envolvida. É lindo, é assustador, é uma honra e é uma grande responsabilidade”, finalizou.