FUNCERN marca presença no encerramento do Projeto Integra Enem 2025
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, no dia 15 de novembro, do encerramento da edição do Integra Enem 2025. A ação aconteceu na Escola da Assembleia, em Natal, e contou com um aulão de véspera para o segundo dia do Exame Nacional e uma confraternização entre alunos e familiares.
O Integra Enem é um projeto de curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, voltado para estudantes do Rio Grande do Norte, em parceria com a FUNCERN, contratada pela Escola da Assembleia para fornecer os professores e o material didático necessário para as aulas. O projeto teve duração de 14 fins de semana, com início em agosto deste ano.
Os encontros ocorreram aos sábados, na Escola da Assembleia, de maneira presencial, e foram transmitidos ao vivo para outras 65 cidades, em colaboração com as câmaras municipais do interior do estado e com apoio da TV Assembleia. Ao todo, estima-se que 2,5 mil estudantes acompanharam as aulas e adquiriram conhecimento para a realização do exame.
Entre os municípios participantes estão algumas cidades-polo, como Acari, Apodi, Currais Novos, João Câmara, Macau e Pau dos Ferros. A Escola da Assembleia contratou ainda monitores para auxiliar os alunos e forneceu lanche em todos os encontros.
Rodrigo Aladim, coordenador do Integra RN, expressou satisfação com o sucesso da iniciativa: “É muito gratificante saber que estamos mudando a vida de uma pessoa, a vida de uma família”. Segundo ele, o próximo passo é ampliar o alcance do Integra Enem para até 100 municípios, com 5 mil alunos integrados ao projeto em todo o estado em 2026.
O diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, ressaltou a importância da ação e citou os ensinamentos do deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da instituição: “A escola tem o dever de atender aos servidores da casa, mas também de entender a responsabilidade de ir além dos limites da Assembleia para o benefício da sociedade. A presença de todos aqui, o trabalho que foi feito, é exatamente a evidência da orientação do presidente na prática”.
Ao final de seu discurso, José Bezerra Marinho chamou o aluno Anderson Bezerra da Silva ao palco para entregar-lhe um certificado de comparecimento em todas as aulas do projeto. Outra evidência da relevância do Integra Enem para os estudantes é a habilidade dos professores, que acertaram o tema da redação trabalhada no Enem.
Bruno Farias Gomes, coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing da FUNCERN, também esteve presente como representante da Fundação. Em sua fala, reafirmou o papel da FUNCERN em estreitar laços para transformar vidas, seja entre os pais, as famílias ou o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Nós temos mais de 240 projetos, em exercício, em todo o Brasil hoje, e o Integra Enem é um deles. Construímos um pouco da história de vocês e que possamos, no ano que vem, estar no encontrando na vitória”, finalizou.