Assembleia Geral elege representantes para o Conselho Curador da FUNCERN

IMG_8044.17.02.25jpg

Com a recomposição, a FUNCERN traça diretrizes estratégicas para os próximos anos, com ênfase em educação e inovação

Nesta sexta-feira (14), a Assembleia Geral da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) realizou, na sala de reuniões da Sede Administrativa da instituição, encontro para nomear os membros da Assembleia no Conselho Curador da Fundação.

Conforme o artigo 12, parágrafo único do Estatuto da FUNCERN, a reunião extraordinária aconteceu visando recompor 4 vagas de representantes da Assembleia Geral no Conselho Curador da Fundação (ConCura), relacionadas à ausência dos Instituidores no respectivo Conselho.

A nova composição inclui os atuais seis representantes do IFRN, um de entidade científica, empresarial ou profissional, sem vínculo com o IFRN, cadeira atualmente ocupada por indicação da empresa Petrobras, e os seguintes membros empossados na reunião, após votação: Régia Lúcia Lopes (titular) e Josiana Freire Liberato (suplente); Belchior de Oliveira Rocha (titular) e Ulisséia Ávila Pereira (suplente); Maurilio Gadelha Aires (titular) e Marcus Vinícius de Faria Oliveira (suplente); e Maria Aparecida Fernandes (titular) e Dante Henrique Moura (suplente). A reunião também elegeu Francisco Antônio de Pontes, atual gerente administrativo e financeiro da FUNCERN, para o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral.

A reunião contou com a presença de figuras-chave da instituição, como Nadja Maria de Lima Costa, presidente do Conselho Curador; Tânia Costa, superintendente e presidenta da Assembleia Geral da FUNCERN; Francisco Antônio de Pontes, gerente administrativo e financeiro da FUNCERN; e Maria Isabel Dantas, gerente de projetos da FUNCERN, além de outros colaboradores da Fundação.

Em seu pronunciamento, Nadja Costa ressaltou a importância da nova composição do Conselho Curador. “A FUNCERN valoriza a contribuição de pessoas, tanto aposentadas, como Belchior e a professora Régia, quanto aquelas que continuam ativas, como Dante, Maurílio, Aparecida e Josiana. Essas pessoas se destacam pela sua relevância no campo da educação, ciência e tecnologia, atendendo aos critérios do estatuto da instituição. A composição do novo Conselho Curador, agora completo com 11 membros, é fundamental para garantir que todas as decisões estejam alinhadas com o estatuto da fundação.”

O professor Belchior Rocha, ex-reitor do IFRN e um dos nomeados, destacou sua satisfação em integrar o Conselho Curador. “Para mim, é uma honra e uma grande satisfação agradecer o convite que recebi da presidenta do Conselho Curador. A FUNCERN sempre ofereceu um grande apoio ao Instituto Federal desde a sua fundação. Como professor por 42 anos e reitor durante 8 anos da instituição, com um certo conhecimento sobre ela — embora nunca se saiba tudo —, me propus a contribuir agora, fazendo parte do Conselho Curador e, consequentemente, da Assembleia Geral da FUNCERN.”

Tânia Costa, superintendente da FUNCERN, também enfatizou a importância da reunião e o alinhamento com o planejamento estratégico. “A reunião foi fundamental não apenas para essa recomposição, mas também para apresentar os objetivos estratégicos para a gestão de 2025 a 2028, alinhados ao planejamento da Fundação. Foi um momento gratificante e enriquecedor”, comentou.

Com a nova composição, a FUNCERN reforça seu compromisso com a educação, a ciência e o desenvolvimento tecnológico, garantindo a continuidade e a excelência em suas ações e decisões nos próximos anos