FUNCERN participa da 4ª Conferência Interterritorial de Economia Solidária em Mossoró/RN

0 mossoro eco solidária .jpeg

A Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN) reafirmou seu compromisso com a promoção da economia solidária durante a 4ª Conferência Interterritorial de Economia Solidária (CONAES), realizada no dia 28 de agosto de 2024, no Centro de Convivência do IFRN Campus Mossoró. O evento reuniu representantes de diversas instituições e foi marcado por discussões sobre a importância da economia solidária como alternativa ao modelo capitalista.

A mesa de abertura contou com a presença de Francisco Pontes, superintendente temporário da FUNCERN, que destacou o apoio contínuo da Fundação a iniciativas de economia solidária em diversas regiões do estado, incluindo Mossoró e Canguaretama. "A FUNCERN reafirma seu compromisso com o apoio à economia solidária, tendo promovido diversos eventos e atividades em colaboração com o IFRN em diferentes regiões do estado. Atualmente, a Fundação apoia ativamente a conferência realizada em Mossoró, que abrange toda a região do Alto Oeste, englobando municípios ao redor de Assu e Apodi. A presença no evento demonstra o incentivo contínuo da instituição, que reconhece a importância de fortalecer, cada vez mais, iniciativas de economia solidária", afirmou Pontes.

Além de Francisco Pontes, a mesa foi composta por Ailma Firmino, representando o Conselho Estadual de Economia Popular Solidária; Lidiane Freire, Coordenadora de Economia Solidária da SHETAS; Hélio Pinheiro, Diretor-geral do IFRN Mossoró; e a Prof. Francisca Gomes Torres Filha, Coordenadora do Núcleo Local do IFSol (Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN), em parceria com a FUNCERN.

Durante sua fala, a Prof. Francisca Gomes Torres Filha ressaltou a importância da economia solidária no contexto da educação no Instituto Federal. "A economia solidária é uma abordagem que promove formas colaborativas de viver e discutir o mundo, enfatizando a solidariedade como uma alternativa ao modelo capitalista. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte, esse debate é especialmente relevante, pois o trabalho é um eixo central da educação. Valorizar a economia solidária significa reconhecer o potencial do trabalho associativo em oposição à competitividade, destacando o cooperativismo como uma alternativa viável. A implementação de programas de extensão nesse contexto é fundamental, e a realização deste evento representa uma oportunidade valiosa de aprendizado e um motivo de grande orgulho. É essencial dialogar com os grupos sociais e fortalecer nosso capital social, aprendendo com os trabalhadores e trabalhadoras envolvidos nesses projetos", comentou a professora.

O projeto IFSol, que atua em parceria com a FUNCERN, desenvolve ações por meio de assessoramento e consultoria a grupos produtivos que trabalham ou desejam trabalhar coletivamente sob os princípios e valores da economia solidária. A conferência foi mais um passo importante na consolidação dessas iniciativas, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.