FUNCERN participa da 49ª Reditec e reforça sua atuação na Rede Federal de Educação

Reditec 2025 FUNCERN 10.09.25.JPG

Entre os dias 2 e 5 de setembro, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025). O evento, realizado no Centro de Convenções de Bonito (MS), reuniu gestores de todo o país para discutir o presente e o futuro da educação federal.

A 49ª edição da Reditec foi marcada por quatro dias de painéis, palestras, mesas redondas e conferências, além de atividades culturais e uma feira de economia solidária, reforçando a importância do fortalecimento da educação pública e o desenvolvimento regional.

O tema do evento, “A Rede Federal é maior que o mundo: inspiração local, alcance global”, foi inspirado no poema “O Apanhador de Desperdícios”, do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. A escolha do verso “Meu quintal é maior que o mundo” buscou simbolizar como a educação federal transcende fronteiras.

Além do Centro de Convenções de Bonito, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Jardim sediou 11 Fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neles, foram debatidos desafios contemporâneos e especificidades regionais da educação profissional.

Autoridades e a importância da educação

A Reditec contou com a presença de reitores, pró-reitores e representantes de instituições federais de todo o Brasil. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participou do evento, destacando o papel fundamental da Rede Federal.

Em sua fala, Tebet ressaltou a necessidade de repensar a educação, colocando ciência, tecnologia, inovação e inteligência artificial no centro do processo de ensino. “Precisamos preparar essa juventude que um dia irá tomar conta do país, para, quem sabe, fazer um trabalho melhor do que o que estamos fazendo hoje,” afirmou a ministra.

O reitor do IFRN e presidente honorífico da FUNCERN, José Arnóbio, descreveu a Reditec como um espaço essencial de diálogo e construção para a comunidade acadêmica. Ele também parabenizou a FUNCERN por sua atuação na organização do evento, destacando a capacidade da Fundação em dialogar com outras entidades da Rede.

A FUNCERN e seu papel na Reditec

Esta foi a terceira edição da Reditec organizada pela FUNCERN. A primeira, em 2023, aconteceu em Natal (RN), e a segunda, em 2024, em Caldas Novas (GO). Desde 2024, o evento busca promover a interiorização da Rede, sendo sediado em cidades do interior do Brasil.

Para a Reditec 2025, a comitiva da FUNCERN foi composta por nove profissionais. O coordenador de Comunicação e Marketing, Bruno Gomes, e o coordenador de Planejamento e Controle Orçamentário, Cyro Gurgel, chegaram a Bonito com antecedência para alinhar a organização do evento e do estande da FUNCERN, que esteve presente durante toda a feira.

De acordo com Bruno Gomes, a organização da Reditec pelo terceiro ano consecutivo demonstra o compromisso da Fundação em explorar novos territórios e crescer junto à Rede Federal.

A superintendente da FUNCERN, Tânia Costa, finalizou ressaltando a importância do evento para a Fundação: “A FUNCERN entra como mais um desses fios que tecem essa rede de conexões, de conhecimento, de inovação e de tecnologia. A Reditec é, na prática, a materialidade de uma ação do que hoje somos: uma fundação para toda a Rede.”

Em 2026, a Reditec será sediada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Montes Claros (MG).