FUNCERN participa da abertura da 2ª edição do Kurta na Kombi

5d144dc7-c4c0-457d-b52b-0209f57e98f3

Ação marcou o lançamento da nova edição do coletivo de cinema itinerante que promove a democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, na última quinta-feira (18), da abertura da 2ª edição do Kurta na Kombi. O evento foi realizado no município de Lajes (RN), um dos quatro territórios contemplados nesta edição, e reuniu professores e estudantes do IFRN Campus Lajes, além de representantes da FUNCERN, da Casa dos Ventos e da Secretaria Municipal de Cultura.

Pela Fundação, participaram a coordenadora de Gestão de Projetos, Gracy Nascimento, e o analista de Projetos, Matheus Barreto. Também estiveram presentes os idealizadores do Kurta na Kombi, Marcelle Janine Silva e Luiz Paulo de Oliveira.

Cinema, cultura e sustentabilidade

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante que atua na promoção dos direitos culturais e na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. Há seis anos, desenvolve ações de formação, circulação e exibição audiovisual no Rio Grande do Norte e em outros estados do país.

Em 2023, sua trajetória foi reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC) com o título de Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva. Já em 2024, recebeu do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) o certificado de Ponto de Memória, reconhecimento que reforça sua relevância para a preservação da memória e do patrimônio audiovisual potiguar.

Nos últimos anos, o coletivo passou a contar com o apoio da Casa dos Ventos, por meio do edital Parcerias pelo Clima, executado em parceria com a FUNCERN. O investimento possibilitou a ampliação das atividades desenvolvidas pelo projeto, que alia promoção cultural e conscientização ambiental por meio de oficinas sustentáveis, sessões de cinema movidas à energia solar e rodas de conversa com as comunidades.

A ação é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em áreas rurais localizadas na região de influência dos empreendimentos da Casa dos Ventos e que não dispõem de salas de cinema. Nesta edição, serão contemplados os municípios de Ielmo Marinho, Ruy Barbosa, Caiçara do Rio do Vento e Lajes.

“A FUNCERN retorna como parceira do Kurta na Kombi pelo segundo ano consecutivo e, para nós, é um prazer colaborar com esse projeto tão significativo, que atende comunidades quilombolas e contribui para a interiorização do cinema brasileiro no Rio Grande do Norte. Nossa participação, tanto no lançamento quanto no acompanhamento das atividades realizadas em cada município, reforça o compromisso da Fundação com o fortalecimento da cultura em nosso estado, um dos pilares da nossa atuação institucionaldesta, destacou Gracy Nascimento.

Para a coordenadora do Kurta na Kombi, Marcelle Janine Silva, a iniciativa promove transformações concretas nos territórios atendidos. “Esse projeto tem um grande impacto social, transformando ruas e comunidades em espaços de arte a céu aberto, ampliando o acesso à cultura e estimulando a conscientização ambiental”, afirmou.

Marcelle Janine também destacou a importância da parceria com a FUNCERN. “A ação tem sido um sucesso e parte desse resultado se deve ao apoio da Fundação, que atua conosco na gestão técnico-financeira e oferece o suporte necessário para que o projeto continue crescendo e alcançando cada vez mais pessoas”, concluiu.

A programação completa, incluindo datas, horários e locais das exibições, será divulgada inicialmente no perfil oficial do Kurta na Kombi no Instagram e, posteriormente, nos municípios participantes.