FUNCERN participa da abertura do projeto SINAPSE em Parnamirim

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, nesta quinta-feira, 24, da abertura do SINAPSE, em parceria com o IFRN Campus Parnamirim e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O projeto Sistemas Integrados para Aprimoramento de Políticas e Serviços Estratégicos da CONAB visa a atualização e operacionalização de programas de abastecimento alimentar para o atendimento à população.
Compuseram a mesa de honra do evento: Diego da Silva Pereira, coordenador do projeto SINAPSE; Isabel Dantas, gerente de Projetos da FUNCERN; Daniel Hatano, representante da Superintendência de Tecnologia da Informação da CONAB; Paulo Vitor Silva, diretor geral do IFRN Campus Parnamirim; e Rafael Siqueira Fontes, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento institucional do IFRN.
Também representando a Fundação, participaram: Ana [sobrenome], analista de Projetos; Thales Roque, técnico em Produção Audiovisual; e Aryela Souza, estagiária de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing. Estiveram presentes ainda os representantes do Laboratório de Pesquisa Allyson Almicar Angelus (LAICA): Andouglas Silva, coordenador do polo do LAICA em Currais Novos; João Moreno Vilas Boas, Coordenador geral do LAICA e coordenador adjunto do SINAPSE; e Wagner de Oliveira, Coordenador do LAICA CNAT/NATAL.
O evento, que aconteceu nos dias 24 e 25 de julho, teve como objetivo realizar atividades estratégicas e técnicas para alinhar as equipes envolvidas, consolidar o ambiente de operação, definir metodologias e fomentar a integração entre CONAB, IFRN e o Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab), outro projeto do Campus Parnamirim.
De acordo com Diego da Silva Pereira, a nova parceria estreita ainda mais os laços com a companhia, que já opera em conjunto com o instituto no Programa Arroz da Gente, agora em fase de implantação. A iniciativa, criada com o intuito de fomentar e expandir a produção de arroz para além do Rio Grande do Sul, principal fornecedor atualmente, também garante um abastecimento uniforme e mantém o preço do arroz razoável até em situações de calamidade pública.
Daniel Hatano explicou que a decisão de permitir a integração do IFRN no novo projeto partiu da CONAB graças ao êxito alcançado pelo programa. “Com certeza, se não fosse pelo sucesso do Arroz da Gente, o nosso diretor nem teria cogitado a ideia. Então é um voto de confiança no trabalho que vocês já vêm desempenhando”, revelou.
Em sua fala, o representante enfatizou a importância da atuação da companhia no país, informação que supôs ser desconhecida por grande parte da população. Daniel descreveu a CONAB como o braço operacional do governo federal na execução de políticas públicas na área de alimentação, de abastecimento e do combate à fome. A empresa possui uma superintendência regional em cada estado e várias unidades armazenadoras espalhadas pelo interior do país, operando em diversos setores relacionados à agricultura familiar.
PRÓXIMOS PASSOS
O SINAPSE terá duração de 30 meses. Durante os próximos 6 meses, o projeto estará na etapa de validação, ou seja, os pesquisadores passarão por testes que irão avaliar se a equipe possui a capacidade técnica necessária para a execução de soluções voltadas à modernização, integração e sustentação dos sistemas de informação da CONAB.
Neste sentido, Isabel Dantas ressaltou a satisfação da FUNCERN em fazer parte de um projeto dessa magnitude: “A gente percebe o quanto a ciência e a tecnologia são capazes de nos aproximar da população. Nós, como brasileiros, lutamos tanto por políticas públicas que melhorem a segurança alimentar e agora podemos, através deste projeto, facilitar o acesso à uma agricultura mais eficiente, operacionalizada de forma democrática e de qualidade que possa mitigar a fome e a desigualdade nutricional”.
Paulo Vitor reforçou ainda a responsabilidade da equipe de bolsistas que passaram pelo processo seletivo árduo e conquistaram uma vaga no SINAPSE. “A CONAB passa a ser um dos maiores parceiros institucionais em termo de relevância e de abrangência de projetos, então o evento de hoje simboliza isso: um horizonte de diversas outras ações de capacitação, tecnologia e desenvolvimento de software. A entrega dessas soluções vai melhorar a vida dos agricultores, consequentemente aumentando a produção de alimentos e o desenvolvimento do país.”
Finalmente, Diego da Silva Pereira demonstrou otimismo em relação ao futuro do SINAPSE, “Que daqui um ano estejamos aqui para comemorar os 360 dias do projeto, mostrando como a gente vêm impactando as vidas das pessoas”, sentimento compartilhado pela gerente de Projetos da FUNCERN, que se colocou à disposição para novas ações. “Estamos aqui de braços abertos hoje, enquanto Fundação, para receber novos projetos e vamos torcer e trabalhar para que o SINAPSE tenha sucesso,” finalizou Isabel.