FUNCERN participa da Conferência de Trabalhadores da Cultura promovida pelo MinC em São Paulo

Captura de Tela 2024-01-24 às 21.57.37.png

No período de 22 a 24 de janeiro, os representantes da FUNCERN, Ednaldo Pereira – Superintendente, Erivan Amaral – Gerente de Projetos e Bruno Gomes – Coordenador de Comunicação e Marketing, participaram da Conferência Temática Trabalhadores da Cultura, no Sesc 14 Bis em São Paulo. O evento teve o objetivo de dialogar com a sociedade civil e representantes culturais, para construir propostas que atendam às demandas inerentes ao segmento, para serem levados para a IV Conferência Nacional da Cultura (CNC), que será realizada de 04 a 08 de março de 2024, em Brasília/DF.

A conferência contou com a presença de Margareth Menezes – Ministra da Cultura, Luiz Marinho - Ministro do Trabalho e Emprego, Márcio Tavares – Secretário-Executivo do MinC, Henilton De Menezes - Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Deryk Santana - Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura do MinC, Sérgio Nobre - Presidente da Cut, Professora Bebel - Comissão de Cultura da ALESP, Representante do Teatro Popular Solano Trindade, Oneida Irigon – Reitora do IFG, Georgina Gonçalves Dos Santos - Reitor da UFRB e Luiz Deoclecio Massaro Galina  - Diretor Regional do SESC.

"Gostaria de agradecer ao presidente Lula pelo resgate e essa união do setor cultural, para a defesa dos nossos direitos é importantíssima. Estamos fortalecendo com o fomento, todos os setores culturais do país, isso é geração de emprego e renda", citou Margareth Menezes, Ministra da Cultura. A ministra defendeu ainda um olhar de mais respeito aos trabalhadores do setor.

Os principais temas debatidos no evento foram sobre os avanços tecnológicos, o uso da inteligência artificial, as redes sociais, plataformas de conteúdo, o mundo do trabalho em Cultura, assim como as demandas formativas das áreas técnicas do fazer artístico e cultural, dos direitos e da seguridade social desses trabalhadores. Assuntos apresentados em paineis e nos dois Grupos de Trabalhos, GT 1 – Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura e GT 2 – Direitos e Seguridades Sociais para o Mundo do Trabalho em Cultura, com debate e levantamento de pautas pertinentes de representantes de várias expressões culturais de todas as regiões do país.

Lançamento da Escola de formação, via EaD, para cursos na área da cultura.

Na abertura do evento o Ministério da Cultura e o Instituto Federal de Goiás (IFG), com apoio da FUNCERN, promoveram o lançamento da plataforma de cursos online (Via EaD) – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (ESCULT), nome dado em homenagem ao importante artista, militante da cultura e do movimento negro no Brasil.

Oneida Cristina Barcelos Irigon, reitora do IFG, comentou sobre a parceria com a fundação. "Para o IFG é uma honra estar junto ao MinC na formação com os trabalhadores em cultura e essa parceria com a FUNCERN não poderia ter vindo em uma melhor hora. Além deste projeto, temos muitos que virão durante este ano. Este evento, provavelmente não teria ocorrido com tamanha proporção e organização se não tivéssemos a parceria com a fundação", afirmou a professora Oneida.

O lançamento é a Meta 5 do PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO EM CULTURA, projeto do IFG com o MinC e gerenciamento administrativo e financeiro por parte da FUNCERN. Por meio da plataforma, serão disponibilizados cursos livres e de formação inicial e continuada (FIC) relacionados às áreas técnicas do fazer cultural. Atualmente cinco cursos já estão displiníveis, são eles: Agente Cultural, Acessibilidade Cultural, Cinegrafia (Operação de Câmera) e Analista e Parecerista de Projetos Culturais. Para ter acesso, clique em https://escult.cultura.gov.br/