FUNCERN participa da EXPOSIBRAM em Belo Horizonte/MG
O evento & feira é a maior vitrine para geração de negócios da América Latina
A FUNCERN participou da EXPOSIBRAM 2024, uma das maiores exposições de mineração da América Latina, realizada de 9 a 12 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu as principais mineradoras globais e fornecedores de produtos e serviços, apresentando tendências tecnológicas, equipamentos e inovações da indústria mineral.
Representando a FUNCERN, Laís Correia, coordenadora de gestão de projetos, e Cyro Gurgel, coordenador de planejamento e controle orçamentário, integraram a comitiva que incluiu Rafael Passos, diretor-geral do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral), e os técnicos Luana Carla e Pablo Dias, ligados ao projeto de "Terras Raras", desenvolvido em parceria entre a Borborema e o CT Mineral, que visa a exploração sustentável de minerais estratégicos. "É muito importante acompanhar os rumos internacionais da mineração, já que de forma direta temos a herança institucional, por parte do IFRN e da FUNCERN, de ter projetos ligados a área. Isso significa dizer, também, que estamos atentos a gestão de risco, ao planejamento e a implantação de processos modernos juntos aos projetos hoje em dia executados pela Fundação via parcerias com empresas como a Alpha Minerals, Borborema Mineração, Aura Minerals e Fomento do Brasil", afirmou Cyro Gurgel.
Durante a exposição, os representantes da FUNCERN visitaram o laboratório da empresa ALS, referência mundial na preparação e análise de amostras para a mineração. A ação teve como objetivo estabelecer parcerias e aprimorar processos de pesquisa e desenvolvimento na área de análise mineral, reforçando o compromisso da Fundação em fomentar a inovação tecnológica no setor.
A EXPOSIBRAM 2024, voltada para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia de Minas, Metalurgia, Geologia, Direito e Meio Ambiente, foi um palco estratégico para a FUNCERN demonstrar seu empenho em contribuir para o desenvolvimento sustentável da mineração no Brasil. Com uma programação abrangente, o evento ainda promoveu debates sobre investimentos e gestão no setor, reforçando a importância do desenvolvimento tecnológico e ambientalmente responsável na exploração mineral.
Além disso, a participação da FUNCERN reforça sua posição como uma das principais instituições de fomento à educação e à tecnologia no Rio Grande do Norte, contribuindo para o avanço das indústrias extrativas por meio de projetos inovadores.