FUNCERN participa da inauguração da Praça da Ciência no IFRN campus Ipanguaçu

Na última quarta-feira (30), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) participou da inauguração da “Praça da Ciência Jaqueline Goes de Jesus - Eco Futuro e Agenda 2030” no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Ipanguaçu. O espaço foi idealizado como um ambiente educativo e interativo, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, à ciência, à tecnologia e ao meio ambiente.
O projeto foi realizado por meio de parceria do IFRN com a FUNCERN e corresponde ao Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais, regido pelo Edital nº 01/2022, publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Representando a FUNCERN, estiveram presentes Gracy Kelly, coordenadora de Gestão de Projetos; Bruno Gomes, coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing; Thales Roque, produtor audiovisual; e Marlyne Soares, analista de projetos. A presença da equipe reforça o compromisso da Fundação com iniciativas que valorizam o conhecimento, a educação e o futuro da juventude potiguar.
A cerimônia contou com a presença da pró-reitora de Extensão do IFRN, Samira Delgado, além do diretor-geral do campus, professor José Geraldo, professores, estudantes e membros da comunidade acadêmica.
"Esse é mais um espaço dedicado à produção de conhecimento e à promoção da ciência. Também é um espaço de convivência, que estará de portas abertas para toda a comunidade. É uma alegria poder fortalecer ainda mais o vínculo entre o campus e o território onde ele está inserido", destacou Samira Delgado.
O diretor do campus, professor José Geraldo, ressaltou a importância da parceria e do reconhecimento conquistado em nível nacional:
“Esse projeto é fruto de uma proposta que o IFRN Campus Ipanguaçu submeteu a um edital nacional da PNEP, voltado à criação de praças científicas, museus e espaços culturais em todo o Brasil. Em parceria com a FUNCERN, fomos contemplados e hoje celebramos essa conquista que fortalece as ações educacionais e acadêmicas do nosso campus aqui no Vale do Açu."
O projeto Praça da Ciência
A Praça da Ciência tem por finalidade a sensibilização para debates associados ao Desenvolvimento Sustentável, tendo como estratégia a aplicação das diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre as estratégias, busca-se: um espaço não formal para a promoção da Educação Ambiental, da Ciência e Tecnologia; divulgação e democratização do conhecimento por meio de visitas monitoradas e realização de eco oficinas pedagógicas; incentivo à realização de eventos científicos e culturais na Praça; sensibilização da comunidade para a valorização e preservação da Praça da Ciência.