FUNCERN participa da Inauguração do Centro de Gemologia e Lapidação do CT Mineral
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, na última sexta-feira (19), da inauguração do Centro de Gemologia e Lapidação Professor Jomar de Freitas no Centro de Tecnologia Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Currais Novos. O evento contou com a presença de representantes do governo do estado e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Compuseram a mesa de honra: o representante do MCTI e analista de Ciências e Tecnologia, Elzivir Guerra; a senadora Zenaide Maia; o representante da governadora Fátima Bezerra e coordenador do Setor Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Paulo Moraes; o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão; o reitor do IFRN, José Arnóbio; a pró-reitora de Pesquisa do IFRN, Francinaide de Lima Silva Nascimento; o diretor-geral do IFRN Campus Currais Novos, Elionardo Rochelly; o diretor-geral do CT Mineral, Luiz Fernando Dias Filho; e a representante da Superintendência e gerente de Projetos da FUNCERN, Isabel Dantas.
Além da gerente, estiveram presentes representando a Fundação: o coordenador de Planejamento e Controle Orçamentário, Cyro Gurgel; a coordenadora de Gestão de Projetos, Gracy Kelly do Nascimento; o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing, Bruno Gomes; e a assessora de Relações Institucionais, Neide Cristina Lucena.
O evento aconteceu no Auditório do IFRN Campus Currais Novos, seguido de visita às novas instalações do Centro de Gemologia e Lapidação. A construção do Laboratório foi viabilizada através de um investimento de R$ 4 milhões em emendas do mandato da senadora Zenaide Maia.
O espaço será destinado ao estudo, caracterização e certificação com foco na formação profissional, pesquisa aplicada e fortalecimento do setor mineral do Rio Grande do Norte no Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias, Metais Preciosos e Afins. A iniciativa consolida o IFRN como referência regional em inovação e tecnologia mineral e amplia as oportunidades de capacitação, parcerias e suporte técnico para as empresas e comunidades envolvidas na mineração.
De acordo com Elias Nunes, diretor de Planejamento e Negócios do CT Mineral, além da infraestrutura física destinada a certificação de gemas e lapidação de pedras preciosas, o CT Mineral recebeu equipamentos específicos para a prática importados do mercado alemão, referência na área, como lupas, microscópios, mesas de cortes, serras, facetamento e polimento, entre outros. “A partir de agora o CT Mineral tem esse novo braço, essa nova linha de atuação,” finalizou.
Uma ação que amplia fronteiras
Segundo Elzivir Guerra, analista do MCTI, a construção de um centro de Gemologia e Lapidação é fundamental para a transformação mineral do Brasil. “Dentro do cenário nacional, temos diversas ações de Ciências, Tecnologia e Inovação. Uma delas é voltada para a mineração de micro e pequeno porte, então esse centro tem uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável e implementação dessa atividade, de forma local e regional,” explicou.
José Arnóbio, reitor do IFRN, destacou ainda a importância da presença do laboratório no Instituto Federal: “Uma ação como essa, coordenada pela nossa instituição, que é um polo apoiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), representa a geração de emprego, renda e conhecimento. É um marco para o estado e para o IFRN,” comentou.
“Essa região é riquíssima em minérios como Turmalina Paraíba e ouro, e o que nos deixa feliz é que essa lapidação será feita junto com a academia, qualificando e profissionalizando jovens em uma área que hoje ainda é restrita. A educação é a base para a redução da desigualdade social e da violência e para o desenvolvimento econômico. Esse laboratório é a prova viva que o país pode oferecer uma educação pública tecnológica de qualidade,” afirmou a senadora Zenade Maia, responsável pela emenda parlamentar que arrecadou recursos para o Centro de Gemologia e Lapidação.
A gerente de projetos da FUNCERN, Isabel Dantas, demonstrou satisfação com a inauguração: “Nós temos uma relação muito importante com o CT Mineral. Desde o início, a Fundação esteve presente contribuindo para o sucesso dessa empreitada, então essa é uma conquista importante para o IFRN, para o CT Mineral e para a FUNCERN. Nós vamos ampliar fronteiras com outros mercados e empresas e tornar essa região do Seridó muito mais produtiva e muito mais competitiva no campo da mineração.”