FUNCERN participa da inauguração do LAICA em Currais Novos

Na última sexta-feira, 27, a FUNCERN participou da inauguração do Laboratório de Pesquisa Allyson Almicar Angelus (LAICA) no IFRN Campus Currais Novos. O evento contou com a presença de representantes da Fundação e dos Campis do IFRN Natal Central, Zona Leste e Currais Novos.
Participaram da inauguração: Gracy Nascimento, Coordenadora de Gestão de Projetos da FUNCERN; Isabel Dantas, Gerente de Projetos; Ruama Albuquerque, designer gráfico; Aryela Souza, estagiária de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing; Elionardo Rochelly, Diretor Geral do Campus do IFRN de Currais Novos; Andouglas Silva, Coordenador do polo do LAICA em Currais Novos; João Moreno Vilas Boas, Coordenador geral do LAICA; e Wagner de Oliveira, Coordenador do LAICA CNAT/NATAL e Coordenador geral do projeto Softex.
O evento LAICA Unboxing foi realizado em dois momentos. O primeiro ocorreu na quinta-feira, 26, no Campus Natal Central, marcado pela reinauguração do Laboratório e apresentação do projeto de ampliação do LAICA do Campus Natal – Zona Leste, tal como início das obras de ampliação para construção de um novo prédio sede.
O LAICA Tower ocupará cerca de 180 m² em dois pavimentos que abrigarão um laboratório de sistemas embarcados para 30 alunos com copa, salas de estudo, banheiro e área de convivência para ideação, oferecendo suporte a múltiplos turnos de residência.
No dia seguinte, foi feita a inauguração oficial do novo LAICA Currais Novos, instalado para interiorizar o ensino de sistemas embarcados na região por meio do Projeto EmbarcaTech, um programa de residência tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e a FUNCERN, que gerencia a parte de gestão financeira e compras.
No LAICA Currais Novos, 100 estudantes do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Campina Grande foram selecionados para integrar a residência: 70 residentes em Natal e 30 em Currais Novos. Todos receberão bolsas de estudo no valor de uma bolsa mensal de R$ 3.100 durante os 12 meses de duração do programa, que acontece em 14 empresas diferentes: 6 de Currais Novos e 8 da capital.
Atualmente, existem projetos em trâmite com a Prefeitura de Currais Novos, como a iniciativa para instalação de reconhecimento facial nas escolas municipais para monitoramento e marcação de presença dos alunos, auxiliando na segurança dos jovens.
Durante o evento, houve a convocação de uma Mesa de Honra com as autoridades convidadas: Isabel Dantas, Elionardo Rochelly, Andouglas Silva, João Moreno Vilas e Wagner de Oliveira. Em seguida, os professores João Moreno e Andouglas realizaram palestras sobre suas trajetórias acadêmicas e a história do surgimento do LAICA, um sonho de ambos. Finalmente, foram entregues certificados de agradecimentos aos que contribuíram para o fortalecimento do Laboratório, como a professora Isabel que representou a FUNCERN.
De acordo com o professor Wagner de Oliveira, a FUNCERN teve um papel decisivo para operacionalizar o projeto do EmbarcaTech, que arrecadou os recursos necessários para equipar e reinaugurar o Laboratório do Campus Natal Central, montar o Laboratório do Campus Currais Novos e construir o Laboratório do Campus Natal – Zona Leste.