FUNCERN participa da inauguração do LAICA Tower em Natal-RN

DSC04226

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, na última sexta-feira (30), da inauguração do LAICA Tower (Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus), nova unidade de pesquisa, ensino e extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento aconteceu nas dependências do novo laboratório, ao lado do auditório do Campus Natal-Central (CNAT).

Representando a FUNCERN estiveram presentes a assessora especial, Julliany Trindade, e a analista de projetos, Líbna Natércia. Também participaram as seguintes autoridades: a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN, Francinaide de Lima Silva Nascimento; o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Christian Tadeu; o coordenador-geral do LAICA, João Moreno Vilas Boas; o coordenador do polo do LAICA Natal – Zona Leste, Wagner de Oliveira; e o representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Djalma Barbosa da Cunha Júnior. 

O Laboratório possui, atualmente, três unidades. O LAICA CNAT e o LAICA Currais Novos foram reinaugurados e instalados, respectivamente, ainda no ano passado, durante o evento LAICA Unboxing, que marcou o início das obras de ampliação para construção do LAICA Tower no Campus Natal – Zona Leste, o terceiro prédio-sede. O espaço será transformado em um ambiente estratégico para o desenvolvimento de talentos, o amadurecimento de ideais e a escalabilidade de soluções tecnológicas. 

O principal objetivo do LAICA é interiorizar o ensino de sistemas embarcados na região por meio do projeto EmbarcaTech, um programa de residência tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Softex e a FUNCERN, que gerencia a parte de gestão financeira e compras. A ação possibilitou a idealização de um prédio exclusivo, equipado com copa, salas de estudo, banheiro e área de convivência, oferecendo suporte a múltiplos turnos de residência. 

Um legado de excelência

Segundo o presidente da Softex, o laboratório representa a materialização de políticas públicas bem estruturadas, aliadas a execução qualificada e a parcerias comprometidas. “O LAICA é um legado concreto do EmbarcaTech. O espaço simboliza o investimento em pessoas, em conhecimento aplicado e no fortalecimento do futuro da inovação no país”, celebrou Christian.

O diretor-geral do IFRN Campus Natal – Zona Leste, José Roberto dos Santos, destacou a importância da expansão de um projeto como o LAICA, desenvolvido por um coletivo de professores que construíram um espaço que se enraizou, cresceu e hoje dá frutos. De acordo com ele, o laboratório teve início em uma sala pequena do CNAT com a chegada do professor e coordenador José Moreno Vilas Boas, mas por meio de projetos como o EmbarcaTech, foi possível construir o LAICA Tower.

“É uma conquista para além da estrutura nova. É um espaço de acolhimento, mantendo a excelência da oferta educacional do instituto federal. Certamente, o laboratório vai contribuir bastante para a inclusão e a formação dos estudantes do Campus Natal – Zona Leste, assim como do IFRN como um todo,” finalizou.