A FUNCERN participou, de 2 a 5 de setembro, da primeira edição do Caminhos do IFAP, nome dado ao 1º Encontro Institucional de Integração, Capacitação, Desenvolvimento e Valorização dos Servidores. Promovida pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP), a programação ocorreu no Cine Teatro Municipal Silvio Romero, em Santana (AP), e no Campus Macapá do Instituto.
O evento reuniu quase 800 servidores, entre diretores-gerais, diretores de ensino e profissionais dos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande, Santana, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho. Também participaram o reitor do IFAP, Romaro Silva, e representantes da Pró-Reitoria de Administração (Proad).
A FUNCERN foi representada pela coordenadora de Gestão de Projetos, Gracy Nascimento, que integrou a programação como instrutora convidada. Ela ministrou a oficina “Gestão de Projetos apoiados pela FUNCERN”, destinada a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Fundação e esclarecer dúvidas dos participantes.
“Explicamos sobre o fluxo de entrada, o gerenciamento e um pouco da prestação de contas dos projetos. O foco era alcançar os coordenadores que já possuem projetos conosco, mas acredito que conseguimos abraçar um pouco de cada público e reafirmar nosso compromisso como Fundação de Apoio do IFAP”, afirmou Gracy Nascimento.
Durante os quatro dias, a programação contou com atividades de capacitação, palestras e oficinas educacionais, promovendo a troca de experiências, a integração e o desenvolvimento profissional dos servidores.
Entre os objetivos do encontro, destacaram-se a valorização dos profissionais do IFAP e a preservação da memória institucional. Na ocasião, servidores aposentados foram homenageados e 335 profissionais com mais de dez anos de serviços prestados receberam a Comenda Sol do Equador, em reconhecimento às suas trajetórias e contribuições para a instituição.