Funcern participa de I Colóquio para Dirigentes Municipais de Educação promovido pelo IFRN

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Na última sexta-feira, 18 de março, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu a primeira edição do Colóquio para Dirigentes Municipais de Educação. O evento, sediado no campus Natal-Central do IFRN, foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública (Grupoep) do campus Ipanguaçu, em parceria com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

Com o objetivo ser um momento formativo e informativo sobre as ações do Observatório para o ano de 2022, o evento constituiu-se como um dia de aprendizado, planejamento, encontros e reencontros. O Colóquio teve como público representantes de cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, além de gestores do campus Ipanguaçu do IFRN e integrantes do Observatório.

O Colóquio foi dividido em dois momentos: o primeiro, na parte da manhã, contou com uma apresentação cultural do duo de violoncelo e violão, instrumentos tocados respectivamente pela professora do campus Ipanguaçu, Aja Goes e pelo músico Alexandre Atmarama, e com a palestra “Liderança que inspira e transforma vidas”, ministrada pela psicanalista Edigleide Rabelo; No segundo momento, durante a tarde, houveram exposições sobre os cursos de pós-graduação latu e strictu sensu que a instituição oferta nos mais diversos campi.

Conexões e parcerias

De acordo com o coordenador do Observatório da Educação Pública, professor Breno Trajano, o evento teve a intenção de estreitar a relação entre as redes de ensino e o IFRN, cumprindo sua função social: “Além de ser o primeiro momento que estamos realizando presencial, também é muito emblemático. É um momento em que estamos planejando as ações de 2022 com os nossos parceiros. Tivemos representantes de 40 cidades dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, que são parceiros do Observatório nos cursos”, disse.

Segundo Amélia Reis, pro-reitora de ensino substituta, eventos como esses, aproximam e ampliam os diálogos com os municípios: “Essas conexões trazem possibilidades que podem estabelecer parcerias para além das ofertas institucionais tradicionais, em formato de convênio, com possam atender as necessidades municipais e estaduais”, explicou a gestora.

Educação de qualidade

A coordenadora pedagógica de Alto do Rodrigues (RN), Socorro Fernandes, avalia que tanto o evento quanto a parceria com o IFRN são de grande relevância para os profissionais da educação envolvidos, por disponibilizar formação em várias áreas do conhecimento: “Durante o evento tivemos a oportunidade de socializar as nossas experiências. Foi um momento ímpar, presencial, pois pudemos ver todo o trabalho que foi feito no ano passado e os resultados”, comentou.

“O evento é muito interessante porque sempre queremos ter uma educação de qualidade, e o Observatório criado pelo IFRN contribui para essa melhoria, principalmente nesse período de pandemia”, destacou a dirigente municipal de educação do município de Santa Cruz (PB), Joana Darc Araújo.

Parceria que só cresce

Para o coordenador geral de projetos da Funcern, Emerson Cortez, a importância da parceria entre a Fundação e o IFRN possibilita uma alta capilaridade de atendimento aos municípios e ao Governo do Estado, além de reforçar a importância dos projetos da Funcern, no contexto da educação: “Temos projetos e ações em todos os municípios do Rio Grande do Norte, como a aplicação de metodologias de ensino remoto e aprendizagem ativa, a organização e gestão curricular para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação no Campo, a realização de concursos e processos seletivos e Formação Continuada para profissionais da educação”, pontuou.

“O Colóquio representa o início dos trabalhos de 2022, que já está incluso no planejamento do terceiro Simpósio on-line de Educação, evento que também é realizado em parceria com a Funcern”, finalizou o diretor-geral do campus Ipanguaçu do IFRN, professor Geraldo Júnior.