FUNCERN participa de projeto sobre educação prisional no RN

WhatsApp Image 2021-08-02 at 10.17.41.jpeg

Na última segunda-feira (2) o Campus Natal — Zona Leste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lançou o Projeto Círculos de Leitura e Escrita. Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do Programa Novos Rumos, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJRN) e da Vara de Execução Penal de Mossoró, que será realizado por meio de uma parceria entre o IFRN, a FUNCERN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).

O lançamento aconteceu de forma virtual e contou com a participação da desembargadora, vice-presidente do TJRN e presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF /TJRN), Maria Zeneide Bezerra; da juíza da Vara de Execuções Penais de Mossoró, Cínthia Cibele; do juiz de direito e representante do programa Novos Rumos, Fábio Ataíde; do Diretor-geral do Campus Natal — Zona Leste do IFRN, professor José Roberto Oliveira dos Santos; da professora e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN, Edneide da Conceição Bezerra; do Coordenador Geral de Projetos da FUNCERN, Emerson Cortez; de magistrados responsáveis pela Execução Penal nas Comarcas de Caicó, Mossoró e Caraúbas; de outros representantes de tais instituições e de alunos do projeto.

FUNCERN

A professora Edneide Bezerra, coordenadora do Projeto, ressaltou a relevância da ação demostrando a experiência do IFRN nessa área. "Nós temos desenvolvido projetos desde 2017 com esse tema. Somos a única instituição do estado e do Brasil a exercer esse papel realizando o ensino, a pesquisa e a extensão na área da educação prisional. Temos uma fundação e vários projetos exitosos que podem, via educação a distância, ter condições significativas da FUNCERN e do IFRN, junto ao TJRN e da SEAP propor avanços ainda maiores sobre este assunto", citou a educadora.

Emocionada, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, representante do desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, também falou sobre a iniciativa. "A educação é a única palavra que pode mudar o mundo e esse projeto é muito importante. Ao buscar essas entidades parceiras, não estamos apenas exercendo o nosso papel primordial de julgar, agora estamos também pensando em um novo amanhã", afirmou a desembargadora ao comentar sobre o papel democrático e transformador do projeto.

O Projeto Círculos de Leitura e Escrita vai ofertar oficinas de redação e de produção de textos, com acompanhamento pedagógico, via educação a distância em três unidades prisionais do estado. Ao todo serão 70 alunos, distribuídos em três turmas de até 20 alunos, correspondentemente, na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio (Mossoró), no Presídio Estadual do Seridó (Pereirão, em Caicó) e na Cadeia Pública (Caraúbas). Além destes, outros 10 estudantes do IFRN, que já cursam outra modalidade da oferta para alunos privados de liberdade, também farão parte do programa.

"A Fundação nasceu com essa vocação de apoiar as ações do IFRN. Nesse projeto, podemos ver como é importante promover o verdadeiro sentido do sistema prisional que é dar dignidade e esperança aos apenados. Parabenizo o Governo do Estado e, em nome da fundação, digo que estamos sempre abertos para realização de novos projetos", ressaltou Emerson Cortez, Coordenador Geral de Projetos da FUNCERN.