FUNCERN participa de reunião com CT Mineral e empresa Aura Minerals

WhatsApp Image 2022-10-05 at 16.08.00.jpeg

Na terça-feira, dia 04, representantes da FUNCERN participaram de reunião no Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN com a direção do CT e a empresa Aura Minerals, detentora da mina de ouro do Projeto Borborema, localizada no município de Currais Novos/RN.

Na ocasião estiveram presentes representantes e diretores do IFRN Campus Avançado Parelhas, Campus Natal-Central, Campus Currais Novos; da Escola Estadual Manoel Salustino, Prefeitura Municipal de Currais Novos, a Diretora do CT Mineral, Lígia Gonzaga e os gestores da fundação de apoio ao Instituto, professor Ednaldo de Paiva Pereira, superintendente; Erivan Sales do Amaral, gerente de projetos e Francisco Carlos, consultor técnico.

O encontro teve por objetivo trocar experiências entre as entidades, tendo em vista que a Aura Minerals irá desenvolver nos próximos meses estudos e buscar oportunidades para otimizar o projeto inicialmente desenvolvido pela Big River, com previsão de começo das obras de implantação no primeiro semestre de 2023 e operação em 2025. A empresa produz ouro e cobre e tem o foco no desenvolvimento e execução de projetos de tamanho intermediário em todo o continente americano.

O consultor técnico da FUNCERN ressaltou a importância do evento, após apresentar possibilidades de parcerias e prestação de serviços da Fundação e do Instituto Federal ao Projeto Borborema. "Estamos falando de uma empresa em fase de crescimento no mercado internacional e que conta hoje com minas em operação no México, Honduras e Brasil (Pau-a-Pique), além do planejamento para expansão do seu portfólio em Almas (Tocantins), Borborema (RN) e Matupá (Mato Grosso)", citou Francisco Carlos.