FUNCERN participa de reunião com representantes culturais do RN

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) reuniu-se, nesta terça-feira, 22, com representantes do teatro e da música do estado. O encontro teve como objetivo discutir o direcionamento e a arrecadação de recursos para a realização de um espetáculo cultural no município de Carnaúba dos Dantas.
Participaram da reunião: Isabel Dantas, gerente de Projetos da FUNCERN; Neide Cristina Lucena e Jackson Silva Santos, assessores de Relações Institucionais; João Marcelino, diretor de Arte e diretor Teatral; João da Banda, maestro; e Abraão Lincoln Rosendo Frazão, professor do IFRN Campus João Câmara.
O projeto “Oratório de Santa Vitória” trata-se de um musical teatral, organizado pela FUNCERN em parceria com a Secretaria de Cultura do RN. Sob direção de João Marcelino e dramaturgia de César Ferrari, a iniciativa conta com o apoio do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Cleiton dos Dantas, e do padre Rony Galvão. Contudo, a Fundação espera ainda obter fomento através de emendas parlamentares e leis de incentivo do governo.
O espetáculo, previsto para 2026, será realizado na praça dos Romeiros, no Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas. A apresentação encenará o mito de origem do santuário como morada de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do ponto turístico, após sua chegada ao seridó. Através da manifestação cultural, busca-se resgatar tradições que datam da era pré-colonial, relembradas pela população através de festas, cultos e o rito de subida do Monte em devoção à santidade.
A caminhada de Santa Vitória
Narrativas orais e escritas descrevem Santa Vitória como uma figura benevolente e misericordiosa, que migrou do norte do país, no Pará, para o Rio Grande do Norte por meio do carnaubense Pedro Alberto Dantas, em 1928. O retorno à sua terra natal foi uma maneira de cumprir a promessa de proteger a imagem da santa com zelo e devoção até o final da vida após ser salvo de uma doença e de um naufrágio. Relatos contam que Nossa Senhora das Vitórias pediu para ser levada até Carnaúba dos Dantas, onde viria a se tornar o mais importante símbolo religioso do município.
Contudo, antes de sua chegada, o Monte do Galo já era reconhecido como um reino encantado e um sítio sagrado para os povos originários nos primórdios, então o espetáculo também resgatará a origem, através do reforço do pertencimento e da ancestralidade.
Isabel Dantas, ressalta a importância de retomar a temática no projeto, especialmente para o Sertão Nordestino. “É um legado encenar essa história porque a gente está mostrando a importância que esses povos representam para o que somos hoje e de onde viemos. Esse registro precisa ser feito para as novas gerações para que não esqueçamos nunca da nossa ancestralidade. O nosso percurso histórico não começa com a chegada dos europeus, com a colonização. Ao contrário, esse é um corte até dramático na nossa história. Então, um espetáculo desses vai buscar nas profundezas das nossas memórias e provocar um sentimento de pertencimento a um passado que, muitas vezes, foi esmagado pelos nossos livros didáticos e esquecido.”
Outra iniciativa da organização é promover a valorização de artistas locais, envolvendo profissionais da dramaturgia, do teatro e da cultura regional como a atriz Titina Medeiros e os músicos Caio Padilha, Márcio Dantas e Arlindo Bezerra, e o artista idealizador do Ateliê Sinhá Rita, Dedé Carnaúba.
A Gerente de Projetos da FUNCERN destaca ainda a relevância não apenas local, mas regional, devido a grande parte dos paraibanos, por exemplo, dedicarem devoção à santa, e espera que o espetáculo possa fazer parte da tradição seridoense. “Então estamos muito entusiasmados”, finalizou.