FUNCERN participa de reunião para atuar no combate à Covid-19 no estado

Na última sexta-feira (15), representantes do IFRN e da FUNCERN, participaram de uma reunião com pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e membros da Secretaria de Saúde do estado do Rio Grande do Norte (Sesap), com o objetivo de colaborar na articulação da aplicação da vacina no RN.

O encontro remoto contou com a participação do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; Teotôno Roque, coordenador do Núcleo e Comunicação e Marketing da FUNCEN; analistas e professores da área da tecnologia da informação do IFRN, e do professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS/UFRN.

O Instituto vai disponibilizar professores, servidores e alunos para atuar no suporte técnico à população, a partir do uso do aplicativo RN Mais Vacina, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Inovação (LAIS), como uma ferramenta que permitirá acompanhar todo o progresso da imunização no Estado. Ou seja, o suporte vai promover o rastreamento da vacina, passando pela chegada das doses, distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde até a chegada ao paciente. “Essa é uma ferramenta de justiça social, que vai dar transparência a todo o processo, diminuindo o extravio e desperdício das vacinas”, ressaltou o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim.

Conforme José Arnóbio, o Instituto foi convidado a participar da ação em razão da capacidade técnica dos seus servidores e estudantes, como também à capilaridade dos 22 campi, que abrangem todas as regiões do estado. “E isso só é possível devido ao nível de excelência da formação promovida pelo IFRN", destacou o reitor.

A FUNCERN também atuará junto ao processo de vacinação, seja pela representatividade da participação de professores bolsistas, como os vinculados ao Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do Instituto (Navi) do IFRN, projeto em parceria com o LAIS/UFRN, como também pelo apoio de seus colaboradores em outras etapas do processo. “Entendemos que no primeiro momento estaremos cooperando com a equipe de comunicação, por meio do NCM, onde de imediato, o professor Jairo Santos, superintendente da fundação, me colocou a disposição, juntamente com o professor e jornalista Bruno Gomes, para se incorporar a equipe do LAIS e da Reitoria, na respectiva área”, afirmou Teotônio Roque, representante da fundação.