FUNCERN participa de Workshop do CONFIES

Captura de Tela 2021-08-20 às 15.52.37.png

O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP), realizaram na última terça-feira (17), um Workshop online sobre a prestação de serviços das fundações às suas instituições apoiadas. O evento contou com a presença de procuradores da Advocacia-Geral da União (AGU), professores da rede, pró-reitores e dirigentes das fundações de apoio às universidades públicas e institutos federais.

“Obviamente que eventos dessa natureza são relevantes para que toda a rede possa se fortalecer, ainda mais com a presença ilustre de colegas que já atuaram mais próximos, como Thiago Nóbrega, que foi procurador do IFRN e hoje ocupa essa função na AGU”, cita o Professor Jairo Santos, Superintendente da FUNCERN, o qual participou integralmente do evento juntamente com o assessor jurídico da fundação, Kleiton Protásio, o coordenador geral de projetos, Emerson Cortez, dentre outros servidores da instituição.

Ao todo, 120 participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a fala dos procuradores, Saulo de Queiroz (AGU/MEC), Thiago Nóbrega (AGU), Carlos Octaviano (AGU/UFPB), Jezihel Lima (AGE/Ex-UFRJ), como também dos professores, Fernando Peregrino (presidente do CONFIES) e Carlos Henrique (presidente do FOPROP).

O procurador Thiago Nóbrega fez menção ao significativo trabalho da FUNCERN, apontando relevância da inovação como aspecto fundamental. “A estrutura da inovação é apenas um dos fatores que ajudam as universidades e os institutos federais. Há dois anos fizemos a resolução da relação entre o IFRN e a FUNCERN e foram vistas as atividades que poderiam ser desenvolvidas. Como nesse caso, desenvolvimento e inovação não comportam na mesma frase a palavra “restrição” e “procedimentos burocráticos”. O desenvolvimento do Brasil passa pela inovação”, afirmou Thiago Nóbrega, Procurador da Advocacia-Geral da União.