FUNCERN participa do 1º Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Centro Oeste

IMG_5786.HEIC

A FUNCERN participou, entre os dias 25 e 27 de junho, do 1º Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Centro Oeste, uma realização do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e apoio da Fundação. O evento aconteceu no Umuarama Plaza Hotel, em Goiânia (GO). 

Estiveram presentes: Bruno Gomes, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing da FUNCERN; Laís Correia, Coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais; Samira Delgado, Pró-Reitora de Extensão do IFRN; e Jobson Martins da Silva Maranhão, Servidor Técnico-Administrativo do Campus Natal – Zona Leste.

O encontro ocorreu no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), voltado para a formação, troca de experiências e articulação dos agentes territoriais. Participaram do evento representantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e do Ministério da Cultura. 

Na ocasião, promoveram debates, apresentações culturais, rodas de conversa e oficinas acerca das políticas públicas de fomento da cultura no país, como a lei Aldir Blanc e a lei Paulo Gustavo durante os três dias de evento. 

No primeiro dia do encontro, destacou-se a abertura oficial, que contou com a presença do Congo Ouro Verde, tocando seus tambores de congada para representar a cultura e o passado ancestral do país. No final da noite, Pedro Vaz e Jefferson Amorim subiram ao palco para o Viola Caipira, uma releitura com contrabaixo com o intuito de relembrar a plateia da união entre as regiões e as similaridades entre cada uma. 

No segundo dia, o foco foram as atividades práticas – oficinas e exposições, ressaltando a técnica da xilogravura com o uso da borracha e vinil, incentivando a expressão livre dos participantes. Para finalizar, no último dia, houve a apresentação de uma peça de teatro plural sobre o universo da mulher que deixa o ambiente rural para trabalhar na cidade grande, e das dificuldades que encontra em sua trajetória.

Segundo Abílio Carrascal, Professor do IFG e Coordenador do evento, a parceria com a FUNCERN foi fundamental não apenas no evento em si, mas durante toda a organização, tanto na gestão, aplicação e centralização dos recursos financeiros, como no apoio que abrange mais do que somente questões legais. "Com certeza a gente tem um grande apoio. Acaba sendo até uma assessoria."

A região Centro Oeste possui, atualmente, cerca de 56 agentes territoriais culturais dentro do PNCC. No evento, compareceram uma média de 45 a 48 representantes que abrangem um leque de diversidade contemplado pela estratégia do programa. Seja da arte do Hip hop, da proteção aos direitos da mulher, do fortalecimento e preservação da cultura indígena, dos movimentos culturais quilombolas (como o Samba de coco e o Jongo), ou de capitais e periferias, cada luta enriquece a causa. 

"A importância desse encontro é trazer a nossa realidade e ser acessível. A arte tem esse poder de transformação. Quando chega na minha comunidade, não atende só a mim, mas às crianças também porque levamos esperança, alegria e poesia. Resistimos com a nossa cultura. Estamos trazendo nosso território e demarcando espaço." Explicou Jade Ribeiro, Professora de teatro da Aldeia de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Roberta Cristina, Secretária Nacional de Articulação Criativa do Ministério da Cultura, destacou a necessidade da união dos representantes de cada região para enfrentar as desigualdades sociais, comunicar as oportunidades e facilitar o acesso às ações de cultura que são organizadas e possibilitadas pelos recursos públicos. 

O próximo Encontro Regional dos Agentes Territoriais de Cultura será no Rio de Janeiro e contemplará a região Sudeste do país, mais uma parceria com a FUNCERN.