FUNCERN participa do 1º Seminário de Pesquisa e Inovação do IGARN

DSC02721.png

A FUNCERN participou nesta segunda-feira, 14, do 1º Seminário "Diálogos, Pesquisa e Inovação na Gestão Hídrica". A iniciativa faz parte do Projeto de Pesquisa Aplicada para o Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, uma parceria entre o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) e a Fundação. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN).

Participaram do Seminário: Isabel Dantas, Gerente de Projetos da FUNCERN; Thales Roque, Técnico em Produção Audiovisual; Aryela Souza, estagiária de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing; José Procópio, Diretor-Presidente do IGARN; e Ceres Dantas, coordenadora do projeto, além de profissionais de diversos setores da instituição.

O projeto tem como objetivo fomentar pesquisas que auxiliem na gestão de recursos hídricos do estado, seja no âmbito de monitoramento, na garantia de disponibilidade hídrica ou no incentivo ao uso sustentável. Contudo, os estudos também abordaram a modernização dos procedimentos operacionais do IGARN, com o intuito de padronizar os serviços para futuros bolsistas do órgão, e a promoção de divulgação de informações para a sociedade civil.

O evento ocorreu das 8h às 13h. Após a abertura, foram realizadas apresentações dos estudos técnicos e sociais de cada setor, por linha de pesquisa. Por fim, foi montada uma mesa com os pesquisadores para debate com os orientadores e o público.

José Procópio ressaltou a relevância da parceria com a FUNCERN. "Essa parceria é ouro! Vale a pena! Conhecimento, professores competentes e capacitados, metodologia avançada e um corpo de jovens que fazem ciência e pesquisa e estão fazendo o IGARN se planejar para cada vez mais melhorar a Gestão das Águas do RN. Isso só se faz com ciência, com conhecimento. Só se faz com a universidade presente."

Isabel Dantas, representante da FUNCERN no Seminário, agradeceu o respeito e o reconhecimento. De acordo com a gestora, para que as atividades sejam desenvolvidas em campo, é preciso o suporte e empenho da Fundação, prestando serviços para tornar a iniciativa operacional. Um projeto dessa magnitude exige grande responsabilidade, principalmente tratando-se de fortalecer a gestão de recursos hídricos do estado.

Ela destaca ainda a importância de estudos na área e afirma que a FUNCERN está à disposição para futuras parcerias com o IGARN. "Precisamos de políticas públicas para um recurso tão escasso, um bem tão precioso no mundo e sobretudo no nosso estado, no Sertão do Nordeste. Precisamos amenizar e mitigar os problemas de uma população tão sofrida. Então, que venham outros projetos maiores ainda e que a gente possa ver um estado mais sustentável, em termos de recursos hídricos. Esse, eu acho, que é um desejo de todos que estão a frente [dessa ação]."