Superintendente participa do encerramento do 5º Tecendo Práticas Pedagógicas para Educação Inclusiva
Na tarde desta quinta-feira (22), o professor Ednaldo Pereira, superintendente da FUNCERN, prestigiou a cerimônia de encerramento da 5ª edição do programa “Tecendo Práticas Pedagógicas para Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual”. O evento ocorreu no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal, Zona Leste.
Essa iniciativa é resultado da colaboração entre diversas entidades, incluindo o próprio Campus Natal - Zona Leste, o Centro de Apoio Pedagógico (CAP), a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) do Governo do Estado e a Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN). A parceria culminou na criação de um projeto de extensão com o objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão de indivíduos com deficiência visual no âmbito da educação pública.
O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, participou do evento e expressou sua satisfação com a contribuição pedagógica e social do programa. Ele destacou o exemplo inspirador de ex-alunos, Bruno e Renata, agora professores do projeto. Arnóbio afirmou: "É muito gratificante testemunhar o impacto abrangente das ações do nosso Campus Natal-Zona Leste. Esperamos expandir essa perspectiva para outros campi, ampliando assim o alcance para todo o estado, ou até mesmo para outras regiões do país."
A diretora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Kilzy Mendonça, enfatizou a importância do apoio do IFRN. Ela explicou que o CAP oferece atendimento especializado e formações para pessoas com deficiência visual, e a parceria na 5ª edição do Tecendo Práticas foi fundamental. "Através desse apoio, não apenas realizamos um trabalho significativo neste projeto, mas também alcançamos uma divulgação mais ampla das ações do nosso CAP", acrescentou.
Detalhando o curso, 47 pessoas concluíram a formação, que totalizou 60 horas divididas em seis módulos. O programa abrangeu temas desde o sistema Braille até a audiodescrição. Destinado a profissionais da área educacional que lidam diretamente com o suporte a estudantes com deficiência visual, a iniciativa visa aprimorar as práticas pedagógicas, proporcionando um ambiente educativo mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas desse grupo.