FUNCERN participa do encerramento do Projeto de Alfabetização do Governo do RN

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O Coordenador Geral de Projetos da FUNCERN, Emerson Cortez, participou da cerimônia de encerramento da 1ª edição do Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional, na manhã desta terça-feira (14), realizada no auditório da Escola do Governo, no Centro Administrativo do estado.  

O projeto é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e do Projeto Governo Cidadão, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Seu objetivo é promover a alfabetização a jovens e adultos agricultores e agricultoras familiares de subsistência, que vivem no campo, por meio de comunidades indígenas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores do RN (FETARN), de região africana, quilombolas, pescadores, marisqueiras, assentamentos e acampamentos. 

A ação foi realizada através do Projeto Governo Cidadão, em parceria com a FUNCERN e com outras entidades como a Ação Social, Banco Mundial, UFRN, IFRN, Comitê Gestor de Educação do Campo (COGEC), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Fórum Estadual de Educação, Comitê Gestor de Alfabetização, dentre outros parceiros.

A professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, Secretária Adjunta de Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer do RN, ressaltou a relevância da colaboração de grandes parceiros ao projeto. "A parceria com a FUNCERN e a Ação Social foi fundamental. A Secretaria de Educação não daria conta sozinha de atender cerca de 2.500 pessoas, portanto, desde a chamada pública, a todo o processo de organização das turmas, das salas. Também a parte administrativa, foi extremamente importante. E a FUNCERN com sua administração e com a parte de pessoal nos deu a tranquilidade para deixar a Secretaria com maior disponibilidade para o acompanhamento pedagógica", ressaltou a professora Márcia.  

"Concluímos uma experiência inédita no ano de comemoração ao centenário do educador Paulo Freire. Tem tudo a ver com resgatar um pouco dessa história e mostrar que a luta pela alfabetização é um compromisso do nosso governo", afirmou Fernando Mineiro, Secretário de Gestão de Projetos e Metas do RN e Coordenador do Governo Cidadão. 

A proposta pedagógica da ação teve como pressuposto a perspectiva de Paulo Freire, apontando, inclusive, para a formação continuada de 217 educadores que trabalharam durante oito meses em 27 municípios e 83 comunidades. Ao todo 2.442 educandos se inscreveram no projeto, das quais 51% foram mulheres, superando o objetivo inicial de receber o mínimo de 30% de agricultoras. Como resultado, 76% das mulheres inscritas foram alfabetizadas, 6% a mais do que o objetivo inicial. 72% dos alunos terminaram o curso alfabetizados, alguns encaminhados inclusive para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

"Comecei a turma com 35 educandos, finalizei com 20 e encaminhei 14 para a EJA. Tive uma educanda de 60 anos que trabalha com castanha e vai até Recife e Campina Grande vender seu produto", cita Ivoneide Campos, alfabetizadora indígena da comunidade do Amarelão, em João Câmara/RN.