Funcern participa do encerramento do projeto "Tecendo Sonhos e Gerando Oportunidades" no IFRN

Funcern participa do evento de encerramento do projeto "Tecendo Sonhos e Gerando Oportunidades" no IFRN

Na terça-feira (5), a FUNCERN participou do encerramento do projeto “Tecendo Sonhos e Gerando Oportunidades entre Saberes, Fazeres e Conhecimentos Produzidos pelas Mulheres nas Comunidades Tradicionais”, realizado no IFRN, campus Natal-Central. O programa, que teve como objetivo mapear e identificar as iniciativas empreendedoras, agroecológicas e de economia criativa realizadas por mulheres nas comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte, contou com o apoio de uma emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides.

A cerimônia contou com a presença da Prof.ª Socorro Silva, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Negedi) do IFRN, Laís Correia, coordenadora de Gestão de Projetos da FUNCERN. Também estiveram presentes Mona Paula, gerente de unidade de negócios do SEBRAE/RN, e Divaneide Basílio, deputada estadual e apoiadora do projeto.

O evento reuniu mulheres das comunidades quilombolas de Acauã (Poço Branco), Queimadas (Currais Novos) e da comunidade indígena do Catu, que compartilharam suas experiências e práticas de empreendedorismo, fortalecimento econômico e empoderamento político. O projeto teve como foco a promoção da autonomia econômica dessas mulheres, além de fortalecer suas capacidades no campo da educação, gênero e diversidade. Além disso, proporcionou uma troca de saberes e experiências entre as participantes, que mostraram como, com a união de esforços e a valorização das tradições culturais e do conhecimento local, é possível promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Ao final, as participantes receberam certificados e puderam compartilhar seus relatos de sucesso, destacando a importância do projeto para suas vidas e para suas comunidades.

A FUNCERN segue com sua missão de apoiar iniciativas que visem ao fortalecimento de ações que promovam a inclusão social e o empoderamento das populações mais vulneráveis, com um olhar atento para as necessidades e potencialidades das comunidades tradicionais do RN.