FUNCERN participa do II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, participou nesta quinta-feira (7) do II Seminário Estadual de Saneamento Básico Ambiental do Rio Grande do Norte (SANEARN). O evento aconteceu entre os dias 7 e 8 de agosto no Auditório do Centro de Tecnologia, no Campus Universitário da UFRN, em Natal, e teve como objetivo discutir as políticas de saneamento do estado.
A ação contou com o apoio de órgãos como a UFRN, a FUNCERN, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos (SEMARH), o Núcleo de Extensão em Serviços Ambientais do Rio Grande do Norte (NEPPSA), o Conselho Regional de Engenheiros e Agronomia do estado (CREA-RN) e a MÚTUA, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RN. Além disso, recebeu o patrocínio das empresas Inovação Civil Brasileira (INCIBRA) e A&E, especializada em tratamento de água e efluentes.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e contou ainda com palestrantes nacionais, gestores públicos, profissionais da área, estudantes, acadêmicos e autoridades locais. Nesta edição, foram abordadas temáticas como a universalização do atendimento, a regionalização dos serviços de abastecimento de água e saneamento, a segurança hídrica, as estruturas de coleta e tratamento de esgotos, a drenagem urbana, os resíduos sólidos e a qualidade ambiental, com foco no Rio Grande do Norte.
Régia Lopes, presidente da ABES no RN, destacou a importância do seminário para encontrar soluções, compartilhar inovações no setor e buscar a melhoria da qualidade de vida, já que o saneamento impacta diretamente na saúde da população. Em sua fala, citou a FUNCERN como uma das instituições colaboradoras fundamentais para a realização do evento. “Agradecemos a todos os parceiros que acreditaram nessa iniciativa. Esse apoio demonstra que o saneamento é uma causa coletiva que ultrapassa as fronteiras institucionais e exige a colaboração entre os setores público, privado e toda a sociedade,” concluiu.
Wagna Dantas, consultora de projetos da Fundação e cientista ambiental, ressaltou o compromisso da FUNCERN em promover ações voltadas ao meio ambiente: “Quando a Fundação se propõe a apoiar um evento como esse, trabalhar a gestão dos resíduos, o abastecimento de água e orientar os municípios quanto à drenagem urbana e o esgotamento sanitário, [é admirável]. Apoiar instituições que trabalham na área é ter responsabilidade ambiental, então a FUNCERN está de parabéns por acreditar na causa”.