FUNCERN participa do lançamento do Projeto Conectar e Cuidar
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) participou, nesta quinta-feira (11), do lançamento do projeto Conectar e Cuidar: Saberes Digitais e Cuidado à Pessoa Idosa, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Natal (SEMIDH). O evento, realizado na sede da secretaria, teve como objetivo formalizar o convênio entre a FUNCERN e o órgão municipal.
Estiveram presentes os coordenadores do projeto: o assessor de Programas e Projetos Sociais e Comunitários do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal-Central (CNAT), Gustavo Brito, e a responsável técnica da Pessoa Idosa da SEMIDH, Julliana Cavalcanti; além da gerente de Projetos da FUNCERN, Isabel Dantas, e da assessora especial, Julliany Trindade.
Também participaram da solenidade a secretária municipal de Direitos Humanos de Natal, Luciana Oliveira; o vereador que integra a Frente Parlamentar da Pessoa Idosa de Natal (RN), Tony Henrique; os representantes do Centro Pastoral de Mãe Luiza, Loyse e Márcio Andrade; e a diretora-geral em exercício do CNAT, Brenda Camilli.
O projeto é uma parceria entre a Fundação, a Prefeitura do Natal e o IFRN, e será dividido em duas etapas: um curso destinado a 30 cuidadores informais e outro composto por duas turmas de 20 estudantes cada, voltado para pessoas idosas, com foco em inclusão digital.
O primeiro curso será ministrado por quatro professores do IFRN, das áreas de Psicologia, Enfermagem, Gerontologia e Nutrição. Já o segundo será conduzido por técnicos em informática da instituição, que abordarão conteúdos básicos como solicitar transporte por aplicativo, acessar o Caixa Tem e o Meu INSS, consultar horários de ônibus e adotar práticas de segurança digital.
De acordo com a secretária Luciana Oliveira, neste primeiro momento o projeto atenderá apenas idosos residentes no bairro de Mãe Luiza, mas, a partir de 2026, será ampliado para outras regiões da capital. “A ação irá beneficiar as pessoas idosas tanto no que diz respeito ao cuidado quanto ao letramento digital”, destacou.
O coordenador do projeto, Gustavo Brito, reforçou a relevância da iniciativa: “Esse projeto é fundamental para a pessoa idosa, especialmente por promover transformação social por meio da tecnologia. Além disso, os cuidadores terão acesso a técnicas e conhecimentos que não costumam estar ao alcance deles, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida familiar.”
Com duração total de seis meses, o projeto terá seus cursos realizados ao longo de quatro meses, com início previsto para 12 de janeiro de 2026. As aulas ocorrerão simultaneamente, de forma presencial, no Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, de segunda a quarta-feira, das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas na secretaria do local até o dia 11 de janeiro.