FUNCERN participa do lançamento do projeto Kurta na Kombi

IMG_5455.HEIC

Nesta segunda-feira, 23, a FUNCERN participou do lançamento do projeto Kurta na Kombi, no IFRN Campus Ceará-Mirim. O evento contou com a presença de representantes da Fundação e da empresa Casa dos Ventos, financiadora da iniciativa.

Estiveram presentes: Maria Isabel, gerente de projetos da FUNCERN; Laís Correia, coordenadora de Relações Comerciais e Institucionais; Bruno Gomes, coordenador de Comunicação e Marketing; Pablo Hermínio, analista do projeto; Ana Gabrielly, analista social da Casa dos Ventos, e Magno Caetano, supervisor de Operação e Montagem.

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante que há cinco anos contribui para a garantia dos direitos culturais e a democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. Para isso, realiza atividades de formação, circulação e exibição audiovisual no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil.

A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura. E no ano de 2024, seu papel na preservação cultural do patrimônio audiovisual do Rio Grande do Norte lhe proporcionou a certificação como Ponto de Memória pelo IBRAM.

Através do edital Parcerias pelo Clima da empresa Casa dos Ventos, a FUNCERN obteve o fomento de R$ 50 mil, possibilitando a ampliação das atividades do Kurta na Kombi, que atuava apenas na capital. O projeto pretende contribuir para o fortalecimento dos direitos culturais e a conscientização coletiva sobre a preservação do meio ambiente e o enfrentamento às mudanças climáticas, através de uma programação cultural gratuita com oficinas de brinquedos ópticos sustentáveis para crianças, sessões de cinema ambiental e rodas de conversa.

Trata-se de uma iniciativa que reúne cinema, educação e meio ambiente direcionada para pessoas e territórios em situação de vulnerabilidade, na zona rural de cinco cidades do Rio Grande do Norte que não possuem salas de cinema e estão localizadas na área de influência dos projetos desenvolvidos pela Casa dos Ventos: Acari, Parelhas, São Tomé, Riachuelo e Ceará-Mirim.

De acordo com Ana Gabrielly, o edital é uma das formas de contribuir com o desenvolvimento territorial das comunidades em que a Casa dos Ventos está implantada. No Rio Grande do Norte, mais de 120 projetos foram submetidos desde a abertura do edital, no final de 2024. As ações auxiliam também na integração entre a empresa e a população. “Eles conseguem ver a Casa dos Ventos como um parceiro depois que conseguimos executar os projetos, o que é super positivo.”

Segundo a analista, as expectativas para o desenvolvimento do Kurta na Kombi são altas, já que a área de alcance é ainda maior, graças a natureza itinerante do projeto. Ana Gabrielly destaca também o fator ambiental. “Traz um pouco da questão das energias renováveis — a Kombi que reutiliza energia do sol para as apresentações — então está muito atrelado à Casa dos Ventos.”