FUNCERN promove 1º Seminário de Gestão de Projetos do IFRN
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), promoveu, dos dias 29 a 31 de outubro, o 1º Seminário de Gestão de Projetos, organizado em parceria com o Escritório de Projetos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento aconteceu na Reitoria do IFRN e reuniu gestores, docentes e servidores técnico-administrativos para discutir o funcionamento e o aprimoramento dos projetos da instituição.
Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o reitor do IFRN, José Arnóbio; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rafael Siqueira Fontes; o coordenador do Escritório de Projetos, Melquíades Pereira; a superintendente da FUNCERN, Tânia Costa; e a gerente de Projetos, Maria Isabel Dantas. Também estiveram presentes os diretores-gerais dos campi Lajes, Canguaretama e Apodi; o pró-reitor de administração do IFRN, Rodrigo Ricelly Avelino Leite; e a pró-reitora de Extensão, Samira Fernandes Delgado.
Dentre as atividades da programação, destacam-se as apresentações do Escritório de Projetos e da Fundação, incluindo a participação das coordenações de Relações Comerciais e Institucionais, Gestão de Projetos, Compras, Planejamento e Controle Orçamentário e o Núcleo de Comunicação e Marketing. O evento contou ainda com palestras para os coordenadores acerca de temáticas como prospecção, formalização, contratação, estruturação, elaboração e desenvolvimento de projetos e oportunidades de formação de parcerias.
Parceria estratégica
Melquíades Pereira descreveu o Escritório de Projetos como assessoria complementar ao apoio da FUNCERN para os servidores do IFRN. Segundo o coordenador, a construção do setor dentro da pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional foi essencial para a padronização, organização e normatização dos fluxos. “Esse é um resultado que temos tido em conjunto com a Fundação”, afirmou.
A superintendente da FUNCERN, Tânia Costa, parabenizou a iniciativa do Escritório de Projetos na coorganização do evento. “Eu fiquei muito feliz porque nós precisávamos fazer um encontro com os coordenadores dos projetos para ter esse retorno em relação à conformidade dos nossos processos, mas principalmente para ouvi-los e entender como está a relação com a Fundação”, explicou.
O reitor do IFRN, José Arnóbio, destacou a importância do Seminário para transparência e democratização das ações desenvolvidas pela instituição e enfatizou o papel da FUNCERN como parceira na execução dos projetos. “Esse entrelaçamento entre Fundação e Instituto Federal é fundamental para que alunos e alunas tenham acesso a Assistência Estudantil, o que repercute significativamente nos recursos da Instituição,” disse.
A FUNCERN busca cada vez mais estimular a inovação e a colaboração interdisciplinar para promover avanços na educação, ciência e tecnologia do país. “Queremos dizer para os colegas, docentes e servidores que já têm ou para os que pleiteiam projetos conosco, que estamos de braços abertos para recebê-los. Eventos como este representam o diálogo sistêmico e significativo que temos junto ao IFRN.”