FUNCERN promove 2ª Feira Paraibana de Agricultura Familiar

29.10.25 - FEPAF .jpg

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) realizou, de 23 a 26 de outubro, a 2ª Feira Paraibana de Agricultura Familiar (Fepaf), que integra uma das etapas do Circuito Nordestino de Feiras de 2025. O evento, sediado em Campina Grande (PB), reuniu produtores, artesãos, gestores públicos e instituições parceiras em um espaço de valorização do campo, da economia solidária e da cultura regional.

O evento, que teve entrada gratuita, atraiu cerca de 18 mil visitantes, superando a expectativa inicial de 10 mil ao longo dos quatro dias. Com mais de 120 empreendimentos e 250 expositores, a feira também contou com uma programação cultural de peso, incluindo as apresentações de Santanna, Jorge de Altinho e a banda Cavalo de Pau, o que trouxe festividade e representatividade para a realização da Feira.

Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre governos, empreendimentos e comunidades rurais, a Feira destacou a importância da agricultura familiar como pilar da economia e da segurança alimentar no Estado. Em entrevista, o governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro, ressaltou a relevância social e produtiva do setor. “Apoiar a agricultura familiar é apoiar famílias que produzem, que precisam, que trabalham no campo e também aqueles que são beneficiados pelo alimento, pela produção que elas realizam. É uma alegria enorme poder estar aqui fazendo a abertura desta feira”, disse.

Erasmo Araújo, coordenador-geral da Fepaf, ressalta a importância da inclusão dos povos originários, quilombolas, mulheres, jovens e todo o segmento da agricultura familiar no evento e agradeceu às organizações que contribuíram para a sua realização. “Não poderia deixar de citar os nossos parceiros: o Governo do estado da Paraíba, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o apoio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica, e o nosso apoio de execução, que é a FUNCERN e o IFRN”, ele cita.

A programação também incluiu a comercialização de produtos agroecológicos e debates sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. Para os expositores, como artesãos e representantes de associações locais, o espaço é uma oportunidade de gerar renda e reconhecimento.

“Muitos de nós sobrevivemos da nossa arte. Esses momentos, para nós, são de grande importância, de grande valia, de colocar o pão na mesa, de valorizar a nossa arte, a nossa cultura, a nossa tradição e, principalmente, o bem-viver de cada ser humano”, afirmou Maria Soares, presidente da AMGIP-PB — Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara.

A FUNCERN, que realiza a Feira Paraibana pelo segundo ano consecutivo, reforçou seu compromisso em apoiar iniciativas que conectam educação, inovação e desenvolvimento regional. “Essa é uma demonstração do que a FUNCERN, através da sua parceria com as instituições apoiadas, pode fazer. Através da Secretaria de Agricultura e os empreendimentos da agricultura familiar, da economia solidária e do movimento dos trabalhadores sem terra, estamos celebrando a tradição e a diversidade do campo”, destacou Laís Correia, coordenadora de Relações Comerciais Institucionais da Fundação.

O secretário de Agricultura Familiar da Paraíba, Frei Anastácio, também enfatizou a importância da união entre governo e instituições de apoio. “Essa parceria é muito importante, tanto para a agricultura familiar como para os trabalhadores e trabalhadoras. Temos que continuar porque elas são também importantes para a divulgação, o apoio e a logística do dia a dia da agricultura familiar no nosso Estado”, afirmou.

Com a conclusão de mais uma etapa, o Circuito Nordestino de Feiras de 2025 seguirá no próximo mês com edições no Rio Grande do Norte, de 5 a 8, e no Maranhão, de 26 a 29 de novembro, promovendo integração, sustentabilidade e fortalecimento da produção local em todo o Nordeste.