FUNCERN promove Aulão Nacional de Cursinhos Populares com presença do Presidente Lula e ministros do Governo Federal
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) foi um dos responsáveis pela realização do Aulão para Cursinhos Populares no ABC Paulista, promovido no último sábado (18) em São Bernardo do Campo (SP).
O evento foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e reuniu cerca de 8 mil estudantes em preparação para o Enem 2025, marcando um importante momento de mobilização nacional em torno da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda), o encontro destacou o compromisso do Governo Federal em democratizar o acesso à educação superior e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão e à igualdade de oportunidades. Durante o evento, o Presidente assinou o termo de compromisso que amplia o apoio do Governo Federal ao CPOP, prevendo investimento de R$108 milhões para beneficiar até 500 cursinhos populares em 2026.
O assessor de gabinete e secretário substituto da SECADI/MEC, Cleber Santos Vieira, destacou a relevância do aulão para consolidação de uma política pública voltada à educação popular. “Essa é a nossa primeira edição e, para realizá-la, contamos com parcerias fundamentais, como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a FUNCERN. Sem eles, certamente, esse evento não teria alcançado a grandiosidade que vimos hoje. Passamos da hora de colocar a educação popular na agenda nacional, e tenho certeza de que, com o CPOP, os cursinhos populares entram definitivamente como política de Estado”, afirmou.
Representando a FUNCERN, estiveram presentes no local o gerente Administrativo e Financeiro, Francisco Pontes, os coordenadores Bruno Gomes (Núcleo de Comunicação e Marketing), Cyro Gurgel (Planejamento e Controle Orçamentário) e o técnico em Audiovisual, Thales Dantas, que coordenaram as ações técnicas e operacionais do aulão, garantindo a estrutura necessária para o sucesso do evento. A Fundação foi contratada diretamente pelo Governo Federal para executar a atividade, reforçando sua atuação nacional em projetos de impacto educacional e social.
Em entrevista, Francisco Pontes ressalta a longevidade de atuação e participação da FUNCERN em grandes iniciativas como essa. “Foi um sucesso total esse evento! Parabéns à FUNCERN, parabéns à Tânia e parabéns a todos que fazem essa fundação crescer a cada dia”, diz Francisco, citando a Superintendente da Fundação, Tânia Costa.
A primeira edição do Aulão CPOP foi realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib e reuniu estudantes, educadores e coordenadores dos cursinhos populares da região. A atividade integra a política nacional de fortalecimento dos cursinhos populares, que atualmente contam com o apoio de 324 unidades em todo o país, e busca ampliar o acesso de jovens socialmente desfavorecidos à educação superior, com foco especial em pessoas negras, indígenas e de baixa renda.
“Eu achei muito importante, principalmente para conscientizar as pessoas. Isso anima bastante a gente, tanto para fazer o vestibular, e quem não for fazer também conscientizar esse pessoal a fazer”, revela o estudante Matheus Silva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), sobre a experiência de estar em um evento tão grande pela primeira vez.
Por meio da Rede CPOP, o MEC pretende retomar o interesse dos jovens pelo Enem, aumentar a ocupação das vagas nas universidades públicas e estimular a formação cidadã e crítica de estudantes em todas as regiões do Brasil. A FUNCERN, como parceira técnica do programa, reafirma seu compromisso em contribuir para uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.
Em um discurso emocionante sobre a desigualdade social no país, e suas próprias vivências, o Presidente Lula faz um apelo à importância da educação para todos, encorajando, dessa forma, a participação dos alunos nos vestibulares. Com grande impacto, ele finaliza a cerimônia de abertura do Aulão CPOP: “Sejam o que vocês quiserem e nós estaremos aqui para dar sustentação a vocês. Viva aos cursinhos populares, viva ao enem e viva a juventude brasileira!”.