FUNCERN promove lançamento do projeto Sertão Produtivo

O IFRN Campus Lajes, através da FUNCERN, promoveu nesta quinta-feira, 26, o lançamento do projeto Sertão Produtivo. O evento contou com a presença de representantes da Fundação e da empresa Casa dos Ventos.
Estiveram presentes: Ruama Albuquerque, designer gráfico da FUNCERN; Aryela Souza, estagiária de jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing; Pablo Hermínio, analista do projeto; e Ana Gabrielly, analista social da Casa dos Ventos.
O Projeto Sertão Produtivo: Fortalecimento da Ovinocaprinocultura no Sertão Cabugi, financiado através do edital Parcerias pelo Clima, é mais uma iniciativa fomentada pela empresa Casa dos Ventos. O objetivo é fortalecer a caprinocultura e ovinocultura no estado do Rio Grande do Norte por meio da capacitação técnica de produtos, estimulando práticas mais eficientes e sustentáveis na produção.
Com o financiamento de R$ 50 mil, o IFRN busca contribuir para o aumento da rentabilidade e competitividade dos criadores, incentivando a adoção de boas práticas que agreguem valor à produção e fortaleçam a caprinovinocultura regional. O projeto conta ainda com parceria da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (ACOSC) e o Instituto Sabiá (UFERSA)
Na ocasião, o evento teve início com as falas de membros que compuseram a mesa de lançamento oficial. Dentre estes, o analista Pablo Hermínio, representante da FUNCERN.
“Agradeço a oportunidade de estarmos juntos, de viabilizar um projeto importantíssimo que fala da sustentabilidade e do aspecto social.” Disse aos presentes no auditório do IFRN Campus Lages. “A FUNCERN está sempre disponível para apoiar e fazer a diferença na vida das pessoas.” Finalizou, ressaltando a contribuição da Fundação no crescimento educacional e tecnológico do país, gerenciando recursos e promovendo o suporte necessário para que pesquisadores e instituições alcancem seus objetivos.
Em seguida, o Professor Jean Berg Alves da Silva deu continuidade à programação com a palestra intitulada “Potencializando a Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido do RN: Desafios, Inovações e Oportunidades nos Mercados de Carne e Leite”.
O projeto Sertão Produtivo objetiva, acima de tudo, a capacitação de produtores da região para o mercado competitivo de carnes caprinas e ovinas através de minicursos e oficinas sobre diferentes pontos da cadeia produtiva, como alimentação, reprodução, gestão financeira e administrativa, entre outros.